UA-8600326-1

Kraig Labs desenvolve fibra com propriedades adesivas subaquáticas

A empresa de biotecnologia anunciou a produção de uma nova fibra transgénica baseada nas proteínas da seda do inseto aquático caddisfly com aplicação em adesivos médicos e vestuário técnico.

[©Kraig Labs]

Os caddisflies – conhecidos na região noroeste do Pacífico por Periwinkle e com o nome científico trichoptera – produzem seda que lhes permite construir invólucros protetores debaixo de água, graças a propriedades adesivas altamente eficazes em meio húmido. Ao isolar os genes das proteínas da seda destes insetos, a Kraig Labs conseguiu sintetizar uma fibra com propriedades físico-químicas distintas, incluindo maior resistência à hidrólise e aderência em substratos húmidos.

A nova fibra será produzida utilizando o seu sistema proprietário de produção com base em bichos-da-seda, permitindo a sua futura comercialização. Segundo o comunicado, a fibra agora desenvolvida tem uma maior durabilidade quando submersa em água e, por isso, tem aplicações promissoras em áreas como adesivos médicos, têxteis biomédicos, vestuário de performance e tecnologia de fibras de nova geração.

«Esta conquista demonstra a nossa capacidade de ir além das proteínas da seda de aranha e explorar possibilidades mais amplas na engenharia de seda», afirma Kim Thompson, CEO e fundador da Kraig Labs. «Ao recorrermos à diversidade evolutiva dos organismos produtores de seda, estamos a expandir o conjunto de ferramentas para criar superfibras que respondam às exigências das indústrias do futuro», acrescenta.

A utilização de proteínas de seda do caddisfly representa o primeiro transgénico da empresa derivado de um organismo aquático. Esta inovação está protegida por um pedido provisório de patente já submetido.

«A incorporação das propriedades adesivas únicas e extraordinárias da proteína da seda do caddisfly foi uma parte essencial do plano de I&D que defini quando fundei a Kraig Labs», destaca Kim Thompson. «Anunciar este marco científico decisivo, o nosso primeiro transgénico baseado no caddisfly, representa não só um avanço significativo para o modelo de negócio da empresa, mas também uma realização profundamente gratificante para mim, pessoalmente, e para a nossa equipa.”

«Estamos entusiasmados com o potencial desta fibra e com as novas oportunidades que gera em múltiplos sectores», conclui Jon Rice, COO da Kraig Labs.


[©Kraig Labs]


https://portugaltextil.com/kraig-labs-desenvolve-fibra-com-propried...