UA-8600326-1

A química no Jeans

Os termos oxidação e redução abrangem um amplo e diversificado conjunto de processos. Esses tipos de reações são muito comuns na etapa de produção do jeans,  e por isso são um bom exemplo que podemos estar relacionando nas aulas desse conteúdo. Mas antes de abordar essas reações, vamos conhecer um pouco da história do jeans.

Tudo começou nos Estados Unidos em 1853. O imigrante judeu Levi Strauss  resolveu utilizar lona para fabricar um vestuário que fosse resistente ao trabalho pesado. Ela era usada por mineiros, agricultores, ferroviários e vaqueiros. Isso mesmo, as primeiras calças jeans eram feitas de lona e não tinham a cor azul característica. Eram basicamente um uniforme de trabalho. 
Mineradores americanos usando a calça jeans
Depois Levi Strauss procurou  um tecido mais maleável e resistente, e adotou o denim como matéria-prima,  um tecido ainda mais resistente e flexível. Depois surgiu a ideia  de tingir o tecido de azul, utilizando o corante índigo. O tecido  não era mais o jeans original, mas o nome  permaneceu e surgiu assim a marca Levi's.  Com o passar dos anos e as evoluções na indústria, o jeans passou a receber uma série de tratamentos químicos e físicos para diferenciá-los.  Dentre os processos de beneficiamento qual passa o jeans durante a lavanderia industrial ou simplesmente “lavagem” é um dos principais. A lavanderia industrial surgiu após a década de 70, quando a customização do jeans pelos hippies deixou de ser sinônimo de rebeldia para seruma forma de atender os desejos do consumidor de ter peças diferenciadas.
A história do Jeans, bem como os processos de produção podem ser encontrados no Youtube.  Desenvolvido pela Santana Têxtil do Brasil, o Jeans Tudo tem uma série de 39 episódios (aproximadamente 2 min cada) que explica  o funcionamento das etapas da cadeia produtiva do jeans.
O vídeo a seguir apresenta o primeiro episódio da série.
Hoje a lavanderia industrial conta com diversos processos químicos para transformar a peça em  denim ( tecido azul escuro) nos mais diferentes tipos de tonalidades tonalidades e diferentes efeitos.

No site Fashion Genesis selecionamos a descrição de algumas lavagens que utilizam processos químicos, em geral  são baseados em processos de redução e oxidação. Podemos notar que um dos produtos mais utilizados é o permanganato de potássio, exatamente por ser um forte agente oxidante.
E o vídeo a seguir do Jeans Tudo mostra um dos processos com aplicação de permanganato.


• Clareamento ou Bleaching:
 Técnica que usa permanganato de sódio ou outro descolorante químico, como o cloro para clarear a peça.
• Corrosão: Processo utilizando permanganato, aplicado na peça com giz. O permanganato é passado nas costuras, bolsos e detalhes, dando um efeito mais claro na peça.
• Délavé ou Bleached: Lavagem estonada com aplicação de clareamento e alvejante químico, deixando o tecido com um visual mais macio que o simples estonado, resulta um tecido com tonalidade bem clara de azul. 
• Destroyed: Destruído. Lavagem parecida com a estonagem combinada com alvejamento. Nesse processo é empregada uma quantidade maior de enzimas que chegam a corroer a fibra, deixando a peça com aspecto de surrada. Áreas nas quais o atrito é maior, como a barra e o cós, ficam puídas.
• Light Used: Lavagem realizada em alvejantes químicos de alta densidade, provocando efeitos de desgaste e envelhecimento em jeans claros.
• Marmorizado: Processo de envelhecimento para índigo, sarja, malha 100% algodão e malharia retilínea. Consiste na oxidação da peça usando pedras cinasitas, tampinhas de metal de garrafas, rolhas ou outros materiais associados à descolorantes químicos, como cloro ou permanganato. O efeito pode ser marcadamente branco ou envelhecimento uniforme com desbote um pouco mais acentuado na área próxima às costuras.
• Ultra hiper: Técnica usada para fazer o clareamento da peça usando um redutor mais soda. Deixa a peça num tom claro e acinzentado.
• Used: Beneficiamento que deixa o tecido ou a peça pronta com aspecto de muito usado. Para obter esse efeito, é usado jato de permanganato, de areia, alumínio, com aplicação de uma pistola clareando uma parte determinada.

• Vintage: Tratamento à base de enzimas, com ou sem branqueamento. O efeito é de uma roupa antiga.

http://www.cientistadidatico.com.br/search/label/Qu%C3%ADmica%20T%C...