SÃO PAULO - A Duratex anunciou nesta quinta-feira acordo para a formar uma joint-venture com o grupo austríaco Lenzing num projeto de construção de uma fábrica de celulose solúvel que exigirá investimento de cerca de 1 bilhão de dólares.

Segundo a Duratex, a decisão faz parte de estratégia da companhia, maior produtora de painéis de madeira para construção civil do país, de reduzir sua dependência do setor, que atravessa fraco crescimento.

A decisão final de construção da fábrica, porém, só ocorrerá no segundo semestre do próximo ano, após estudos de engenharia e viabilidade e aprovações de autoridades regulatórias. O início de produção está previsto para 2022.

O negócio marca a entrada da Duratex no mercado de matéria-prima para a indústria têxtil, em meio a uma tendência global de substituição do algodão, afirmou a companhia em apresentação.

A unidade vai usar madeira de 43 mil hectares de florestas plantadas pela Duratex na região do Triângulo Mineiro e que serão o principal investimento da empresa brasileira na formação da nova companhia.

A Duratex pretendia usar essa matéria-prima em um projeto de expansão de sua capacidade de produção de painéis de madeira que acabou não vingando diante da fraqueza do mercado imobiliário do país.

A capacidade produtiva da fábrica será de 450 mil toneladas por ano e toda a produção será vendida para a Lenzing, que detém a marca de produtos têxteis Tencel. A companhia austríaca tem operações em 11 países e a parceria com a Duratex marca a entrada da empresa no Brasil.

Segundo a Lenzing, a fábrica terá a maior linha de produção de celulose solúvel do mundo.

https://www.dci.com.br/industria/duratex-forma-parceria-com-austria...

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CURSOS TÊXTEIS E DO VESTUÁRIO

;

;

;

;;

;

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI