UA-8600326-1

Tangcell: a nova viscose obtida a partir de algodão reciclado

A produtora de viscose Tangshan Sanyou conseguiu produzir uma fibra descontínua de   viscose, proveniente em 50% de algodão reciclado de têxteis pós-consumo. O objetivo é que a inovação ajude a indústria a deixar de recorrer a florestas virgens, campos de cultivo de algodão ou à indústria petrolífera para produzir matérias-primas.

A nova fibra reciclada chama-se Tangcell e é proveniente de algodão reciclado fornecido pela empresa sueca Re:newcell. Os restantes 50% são obtidos a partir de pasta de madeira, com certificação da Forest Stewardship Council e auditada pela CanopyStyle.

«A introdução da nova fibra, fabricada com 50% de algodão reciclado, representa um passo importante em frente da indústria têxtil e vestuário», garante Nicole Rycroft, fundadora e diretora executiva da associação sem fins lucrativos Canopy, que trabalha com 198 marcas de vestuário internacionais e retalhistas para proteger as florestas.

Todos os anos, cerca de 20 milhões de toneladas de têxteis em algodão e 6,5 milhões de toneladas de têxteis em viscose são consumidos mundialmente e convertidos em peças de vestuário, têxteis-lar e artigos de higiene pessoal.

«Esta descoberta prova que não precisamos de recorrer a florestas virgens, campos de cultivo de algodão ou à industria petrolífera para produzir matérias-primas de alta qualidade para a indústria da moda», considera Mattias Jonsson, CEO da Re:newcell. «Juntas, a Tangshan Sanyou e a Re:newcell criaram aquilo que a indústria da moda precisa para realizar a transição rumo à sustentabilidade.

Trata-se de uma matéria-prima amiga do ambiente, de reduzido impacto ambiental e verdadeiramente circular. Vamos trabalhar conjuntamente com a Tangshan Sanyou para apostar neste produto e introduzir milhares de toneladas de materiais reciclados no mercado», afirma.

https://www.portugaltextil.com/breves-746/4/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI