UA-8600326-1

O triunfo da imagem de moda

Fotos de lookbook, onde a atitude somada a alguns acessórios, valorizam a roupa e o estilo da marca.

 

 

O fenômeno da moda como o conhecemos hoje só foi possível graças à distribuição de imagens por meios impressos. A partir do século 19, quando a moda consolidou-se em todo o mundo ocidental, as informações do que devia ou não ser usado, ou seja, do que estava ou não na moda, dependiam das ilustrações que eram publicadas nas revistas. O uso de fotografias para mostrar as peças de verdade e pessoas usando-as, foi apenas mais um elemento incentivador da moda que chegou mais tarde.

Em resumo, a moda não existe sem a sua imagem.

 

 

Uma típica "fashion plate" muito comum no século 19 para distribuir pelo mundo o que estava ou não na moda. Fonte: www.kepkonyvtar.hu

 

Em tempos de redes sociais, o poder da imagem aumentou ainda mais, pois os novos dispositivos permitem simular, transformar, testar, promover, enfim, ampliar ainda mais o uso da imagem na moda. O que tem acontecido nesse contexto, é que a fotografia de moda se diversificou e especializou, explorando suas diferentes nuances dependendo de seu objetivo comercial e comunicativo. Isso faz com que seja necessário, cada vez mais, explorar a linguagem fotográfica adequadamente.

 

Os chamados lookbooks, foco deste post, consagram-se hoje como a grande possibilidade de comercializar produtos de moda, informando seus aspectos formais, de acordo com Salete Santos, professora e fotógrafa. Salete salienta que eles são extremamente importantes dentro o mundo do e-commerce nas diferentes plataformas existentes, pois são o recurso que convence o consumidor qual a aparência de uma determinada roupa no corpo. Ela ainda afirma: "como se pode imaginar, quanto melhores as fotografias técnica e esteticamente, mais potente será seu poder comercial, evitando inclusive devoluções e trocas por parte dos clientes, pois eles já sabem o que devem esperar daquele produto".

 

Mas o que são os lookbooks, afinal? Salete explica de maneira bem didática: "Trata-se de uma coleção de fotos criadas pelos stylists responsáveis, com o objetivo de mostrar aos usuários como uma determinada peça pode ser combinada por meio da valorização e destaque de seus atributos formais, como caimentos, detalhes, movimento etc. O lookbook é uma das melhores ferramentas de vendas existentes no mercado online, porque quanto mais elaborado e produzido, maior será o desejo de consumo despertado".

 

Entendemos, finalmente, que o lookbook não é só uma ferramenta que traz vantagens para a marca. O fato de o cliente poder também enxergar novos aspectos das roupas que ele não seria capaz de desvendar sozinho, é um de seus pontos mais fortes. Por meio de combinações inteligentes recheadas de informação de moda, truques de styling e sobreposições precisas, o usuário entra no universo da moda como uma linguagem pessoal e identitária que valorizará sua imagem e potencializará sua personalidade.

 

Engana-se, portanto, quem pensa que fotos de lookbook são fotos de catálogo ou que fazer essas fotos é fácil. Existe uma ciência por trás dessa linguagem, uma exploração correta da composição, produção, iliuminação e, finalmente, da composição fotográfica. É importante para qualquer profissional de moda ter um conhecimento sobre como se faz um lookbook, tanto para poder auxiliar na produção das fotos quanto para selecioná-las.

https://www.fashion-for-future.com/post/o-triunfo-da-imagem-de-moda

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI