UA-8600326-1

Água transferida da PB para PE será usada também para produção têxtil

O setor têxtil da região do Capibaribe, em Pernambuco, está sofrendo, há vários anos, com o colapso hídrico. Um Termo de Cooperação foi assinado, na última semana, entre os governos da Paraíba e Pernambuco no intuito de transferir água que chega da transposição do rio São Francisco, em Monteiro, para a região pernambucana, para abastecer pelo menos sete cidades do estado vizinho.

A região afetada pela seca em Pernambuco é uma das maiores produtoras de jeans e outros produtos têxteis.

Foto: Paraibaonline

Enquanto que na Paraíba a água do São Francisco está sendo liberada apenas para a dessedentação animal, consumo humano e irrigação de subsistência, em Pernambuco será usada, também, para a confecção de jeans, produção que leva grande quantidade de água na lavagem das peças.

Quem comemorou a possibilidade da chegada da água no local foi o presidente do Núcleo Gestor da Cadeira Têxtil e Confecções de Pernambuco, Fred Maia.

Em entrevista à Rádio Campina FM, ele disse que esta é uma notícia muito animadora e agradeceu pelo governo daquele estado ter encontrado uma solução para a escassez de água no local.

Segundo ele, por conta da crise econômica e hídrica, muitas confecções fecharam as portas e outras demitiram muitas pessoas, pois a produção estava baixa.

Neste período de seca que afeta o Nordeste, a queda na produção por falta da água foi de 40%, e por mais que o governo estadual esteja construindo adutoras para transferir água de outras cidades para lá, só chega nas torneiras uma vez a cada oito dias, e em outros locais, uma vez por mês.

O abastecimento de água na região é feito, em sua maior parte, por carros-pipa.

Fred espera que a chegada da água baixe os custos, e as empresas tenham uma melhor lucratividade e mantenham os empregos que ainda existem.

– Cada empresa tem seu caso particular, tem algumas que usam muita água na confecção e outras, não. A lavagem do jeans requer muita quantidade de água, e o preço dela aqui é muito alto, em relação aos concorrentes do Sul e Sudeste. Enquanto lá a água custa R$ 1,20, aqui é cobrado R$ 30 por mil litros – disse.

*As informações repercutiram na Rádio Campina FM

https://paraibaonline.com.br/2018/01/agua-transferida-da-pb-para-pe...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

  • para cima

    Afonso cElso de Oliveira

    Esta obra,muito criticada,na realidade vai transformar esta região em nova fronteira agrícola e vai proporcionar o desenvolvimento industrial.Em breve vai superar o sul e sudeste.Agua e tudo.