UA-8600326-1

Planta Piloto de Confecção 4.0 é uma das atrações FEBRATEX 2018 (SENAI CETIQT)

A pouco menos de duas semanas para o início da Febratex 2018, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) é presença confirmada nesta que é a maior feira de tecnologia para a indústria têxtil das Américas. De 21 a 24 de agosto, em Blumenau (SC), a 16ª edição do evento visa reforçar a importância da inovação tecnológica para o setor. Com o objetivo de consolidar esse conceito, o SENAI CETIQT irá apresentar diversas soluções frente aos desafios de desenvolvimento do capital humano junto à indústria têxtil e de confecção.

Resultado de imagem para imagens senai cetiqt

“Ver o SENAI CETIQT presente na maior feira do setor é um privilégio e também algo esperado por todos os participantes. Afinal, a história do setor e a história do SENAI CETIQT se confundem. Posso dizer que compartilhamos o mesmo DNA”, destaca Sergio Motta, diretor-executivo do SENAI CETIQT.

Além da participação no Fórum Febratex de Informações no penúltimo dia do evento (23), quando especialistas do SENAI CETIQT e do SENAI Santa Catarina farão palestras gratuitas sobre diversas áreas dos setores têxtil, moda e confecção, a instituição irá disponibilizar uma réplica virtualizada de sua planta piloto de Confecção 4.0. Desenvolvida para facilitar a aplicabilidade dos conceitos da Indústria 4.0, a base conceitual da planta considera manufatura customizada e ativada pelo consumidor final, minimização de insumos, redução de custos e tempo de operação por meio de fluxo produtivo conectado em rede.

“O projeto da planta tem como principal objetivo apoiar as soluções do SENAI CETIQT para a formação do profissional do futuro. Essa integração de educação a um centro de tecnologia e inovação favorece a conexão entre teoria e prática, o que não se encontra em nenhuma outra instituição. No SENAI CETIQT, a combinação entre ensino superior, escola técnica, institutos de tecnologia e de inovação faz com que ela represente a única instituição no país onde o aluno aprende fazendo. É essa a mensagem que queremos transmitir aos participantes da feira”, explica Motta.

Durante os quatro dias de evento, a expectativa é que circulem pelos cinco pavilhões do Parque Vila Germânica uma média de 90 mil pessoas, entre compradores e visitantes, do Brasil e do exterior. Mais de três mil marcas nacionais e internacionais serão expostas na feira, tornando-a, assim, uma geradora de bons e novos negócios, provendo o desenvolvimento e o avanço tecnológico da cadeia produtiva têxtil no mundo.

“A Febratex é uma oportunidade única para que os profissionais da cadeia têxtil e da moda possam se atualizar com conteúdo de excelência, apresentado por profissionais de renome”, finaliza o diretor.

Profissionais do setor, compradores e visitantes interessados em participar da feira podem fazer o credenciamento gratuito pelo site http://febratex.fcem.com.br/inscricoes, até 19 de agosto. Após essa data, será cobrado ingresso no valor de R$ 30. As inscrições para as palestras do SENAI CETIQT são gratuitas e o público terá acesso livre à sala até a lotação da mesma.

Confira a programação das palestras do SENAI CETIQT no Fórum Febratex de Informações em 23 de agosto:

Empoderamento das Equipes Produtivas na Confecção – Cases de Sucesso 

Horário: 16h00 às 16h45

Palestrante: Luiz Cláudio de Almeida Leão, consultor técnico do SENAI CETIQT

Resumo: O Empoderamento de Equipes consiste em proporcionar aos colaboradores da cadeia produtiva têxtil informações e ferramentas necessárias para que eles possam assumir responsabilidades, propor soluções inovadoras e atuar com mais independência, melhorando seus resultados e sua motivação.

Como atuar na Moda Circular

Horário: 17h00 às 17h45

Palestrante: Rosenei Terezinha Zanchett, pesquisadora na área de tendência de moda e comportamento de consumo e consultora em design no Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário SENAI/Blumenau

Resumo: Impactar os empresários e profissionais da moda que desejam desenvolver, organizar e implementar a sustentabilidade e circularidade da reengenharia de produto a partir da reutilização de resíduos.

Funcionalização em Têxteis

Horário: 18h00 às 18h45

Palestrante: Adriano Passos, interlocutor da Rede Química Nacional do SENAI e participante do Comitê Setorial de Química Têxtil (CSQT) na Associação Brasileira da Industria Têxtil e Confecção (Abit)

Resumo: Por meio das técnicas de funcionalização, busca-se obter produtos que respondam a estímulos externos de natureza mecânica, química, elétrica, térmica, óptica ou magnética. Neste sentido, o mercado de têxteis funcionalizados vem ganhando destaque, principalmente no que tange à obtenção de materiais com as seguintes propriedades: controle de odor, antimicrobiana, proteção contra radiação ultravioleta (UV), autolimpante, hidrofilicidade e hidrofobicidade, liberação de fármacos e cosméticos, entre outras.

Produtividade e Qualidade na Indústria 4.0

Horário: 19h00 às 19h45

Palestrante: Jaqueline Juenge Costa, consultora de Empresas no Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design

Resumo: Sua empresa está preparada para os desafios da indústria 4.0? Algumas etapas são necessárias para alcançar o sucesso no mercado atual, como o planejamento, conhecimento da capacidade produtiva, garantia da qualidade nos insumos, serviços e produto, a capacitação, valorização e reconhecimento da equipe. Nesse contexto é essencial incluir a tecnologia e o gerenciamento das informações em tempo real. A qualidade é vista como requisito para competitividade e não mais um diferencial entre concorrentes.

Indústria 4.0: a confecção do futuro

Horário: 20h00 às 20h45

Palestrante: Robson Marcus Wanka, gerente de Educação do SENAI CETIQT

Resumo: Demonstrar como funcionará esta nova indústria, tornando possível visualizar uma operação que está sendo implantada no setor e marcando a integração entre os espaços virtual e físico, as pessoas, os produtos, as máquinas, os softwares, os sistemas produtivos e a cadeia de fornecimento.

  • para cima

    Romildo de Paula Leite

    Durante os quatro dias de evento, a expectativa é que circulem pelos cinco pavilhões do Parque Vila Germânica uma média de 90 mil pessoas, entre compradores e visitantes, do Brasil e do exterior.

  • para cima

    Julio Caetano H. B. C.

    Parabenizo o CETIQT, na pessoa de seu Diretor Sergio Motta, na informação sobre os trabalhos desenvolvidos na instituição em prol dos Profissionais e da Cadeia Têxtil Brasileira.

  • para cima

    Romildo de Paula Leite

      “Ver o SENAI CETIQT presente na maior feira do setor é um privilégio e também algo esperado por todos os participantes. Afinal, a história do setor e a história do SENAI CETIQT se confundem. Posso dizer que compartilhamos o mesmo DNA”, destaca Sergio Motta, diretor-executivo do SENAI CETIQT.