Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Blog de Interface Engenharia Aduaneira -- maio 2012 Arquivo (24)

A invasão dos importados

O consumidor brasileiro continua comprando, embora um pouco mais cauteloso, mas uma parcela cada vez maior de seu dinheiro tem sido gasta com produtos importados.

A participação de bens industriais estrangeiros no mercado interno chegou a 22,2% no período de um ano encerrado no primeiro trimestre de 2012, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse coeficiente foi o maior da série iniciada em 1996, quando a participação estrangeira no consumo nacional não…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 28 maio 2012 às 14:59 — Sem comentários

Entra em vigor a nova regulamentação da UE sobre etiquetagem

A nova regulamentação da UE relativa às denominações das fibras têxteis e à etiquetagem e marcação da composição em fibra dos produtos têxteis entrou em vigor a 08 de Maio de 2012.



O Regulamento UE No. 1007/2011 reuniu três Directivas relativas a misturas ternárias de fibras, misturas binárias de fibras e etiquetagem – resultando num único regulamento.



O novo regulamento inclui uma mudança significativa no que diz respeito à etiquetagem de produtos têxteis que contenham…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 28 maio 2012 às 14:58 — Sem comentários

A importação de material usado no Brasil

* por André Silva da Cruz, publicado no Comexblog



O assunto em questão foi originalmente disciplinado pela Portaria DECEX 8/91, que à exceção dos Arts. 19º a 32º, foi revogada pela Portaria Secex 26/91. Posteriormente a Portaria Secex 17/03 revogou os Arts. 19º a 21º bem como os Arts. 28º a 32º da Portaria original.



Os Arts. restantes, ou seja, do 22º ao 27º tiveram nova redação dada pela Portaria MDIC 235/06, que combinada com a Portaria Secex 23/2011 e a…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 24 maio 2012 às 6:30 — Sem comentários

Importados invadem o mercado de brinquedos

A indústria de brinquedos brasileira não tem mais o brilho que irradiava até os anos 1990. Do início artesanal marcado por bonecas de pano e carrinhos de madeira até a grande revolução do plástico e a febre dos eletrônicos, ela viveu fases de glória, mas entrou em declínio após a abertura do mercado realizada pelo ex-presidente Fernando Collor para produtos importados. O movimento, além de baratear o custo dos brinquedos, trouxe a China para a disputa direta pelos consumidores nacionais.…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 24 maio 2012 às 6:30 — Sem comentários

Novo Fundap para manter empresas no Espírito Santo

O sistema de incentivo às atividades portuárias, Fundap, continuará operando mesmo com a redução de 12% para 4% da alíquota do ICMS sobre as mercadorias importadas a partir de janeiro do próximo ano. É a vontade dos empresários e do governo estadual manter a atividade econômica e os empregos por ela gerados.



Um grupo de trabalho formado por representantes do governo estadual e das empresas de comércio exterior terá prazo até julho deste ano para fazer as adequações necessárias…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 23 maio 2012 às 6:30 — Sem comentários

Troca de insumos importados exige investimentos

O economista da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcelo Azevedo, disse na última quinta-feira (17) que ainda será necessário um período mais longo com o dólar estável, e no atual patamar de R$ 2,00, para que a indústria passe a substituir os insumos importados por matéria-prima nacional. Segundo ele, a mudança exigiria novos investimentos.



Azevedo avalia que permanece a tendência de aumento da participação das importações no consumo doméstico. O coeficiente de penetração…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 23 maio 2012 às 6:30 — Sem comentários

Matéria-prima afeta importações

Entre março de 2009 e março de 2011, o preço médio do algodão aumentou 346% enquanto o índice de preço global para as fibras sintéticas – um cabaz ponderado dos preços de fibras acrílica, poliamida, poliéster e polipropileno – aumentou 71%. Desde então, os preços têm caído, mas em janeiro de 2012 ainda estavam muito acima dos níveis registados em março de 2009, de acordo com a última edição da Textile Outlook International.



Refletindo estes aumentos, os fornecedores de têxteis e…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 23 maio 2012 às 6:30 — Sem comentários

Apreendidos no Maranhão quatro caminhões de mercadorias contrabandeadas

A Receita Federal do Brasil no Maranhão, em conjunto com a Polícia Militar do estado e com apoio da Polícia Federal.



Apreendeu grande volume de mercadorias de origem estrangeiras (roupas, óculos de sol e cigarros) durante a Operação HAI DAO II realizada no dia 27 de março de 2012.



As mercadorias, sem qualquer documentação fiscal, estavam sendo transportadas em 04 caminhões (03 carretas e 01 caminhão truck) com destino ao interior do estado do Maranhão.



Os…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 22 maio 2012 às 14:54 — Sem comentários

É devido o IPI na importação?

* por Kiyoshi Harada, publicado em http://jus.com.br



O fato gerador do IPI não é o ato de industrialização, mas a simples existência de produto industrializado, o que autoriza a sua incidência sobre produtos importados.



1. Introdução

Grassa controvérsia doutrinária e jurisprudencial quanto à incidência ou não do IPI na importação de produto industrializado.



Se for fixada a tese de que o fato…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 22 maio 2012 às 12:34 — Sem comentários

Importação cai em vários setores de bens de consumo (menos vestuário)

O recuo na importação brasileira em abril chegou a segmentos que ainda mantinham um pouco mais de fôlego nos desembarques, alcançando não só setores relacionados a matérias-primas e intermediários como também a bens de consumo. A queda de importação ou a forte desaceleração nos desembarques de alguns setores são considerados indicadores de uma demanda doméstica mais enfraquecida e reflexo de uma produção industrial desacelerada. Representantes de setores como calçados, têxtil e vestuário…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 22 maio 2012 às 12:33 — Sem comentários

Exportação via interveniente

* por Sérgio R. Hortmann



A empresa produtora poderá optar por não efetuar exportações diretamente, utilizando uma terceira empresa para processar suas vendas ao exterior, ou ainda, atender pedidos de empresas comerciais exportadoras que efetuarem vendas de seus produtos, como se estivesse exportando diretamente.



A modalidade de exportação através de uma terceira empresa se chama Exportação Indireta, ou Exportação via Interveniente, e tem um tratamento especial,…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 22 maio 2012 às 12:33 — Sem comentários

Novos incentivos buscam aumentar a competitividade da indústria brasileira

A Resolução Camex n° 28 aprova a concessão de novos ex-tarifários, até 30 de junho de 2013, para bens de capital.

Com a publicação, feita na última semana, ficam alteradas temporariamente para 2% as alíquotas do Imposto de Importação (II) de quase todos os itens listados na Resolução Camex n° 28.



Apenas o produto classificado no código 8428.39.90 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) terá o imposto alterado para 10%, por se tratar de uma combinação de máquinas que possui…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 14 maio 2012 às 12:17 — Sem comentários

Medidas contra Guerra dos Portos são definidas pelo governo catarinense

A resolução de número 72 que unificou entre os estados uma alíquota de 4% no Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) poderá trazer consequências graves para Santa Catarina.

Como a perda estimada de 18 mil empregos diretos e de R$ 1.031 bilhões (valores já revisados para 2012) em arrecadação.



Os dados das perdas foram apresentados pelo Secretário da Fazenda Nelson Serpa, que além de apresentá-los, mostrou alguns caminhos para solucionar o problema. Segundo…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 14 maio 2012 às 12:17 — Sem comentários

Demora e boataria acerca do ex-tarifário atrasa desenvolvimento do País

Reproduzimos na edição de ontem deste Boletim Informativo Interface editorial do jornal O Estado de S. Paulo criticando uma possível suspensão nos benefícios tarifários para importação de máquinas e equipamentos. Entretanto, fizemos contato com o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), que desmentiu a informação e alegou que não há reestruturação, apenas uma demora na concessão dos pleitos de ex-tarifário decorrentes da fase de transição pela…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 11 maio 2012 às 15:09 — Sem comentários

Tarifas de importação que tolhem a indústria

Este Boletim Informativo Interface reproduz editorial publicado no último dia 8 de maio no jornal o Estado de S. Paulo mostrando que medidas do Governo Federal estão prejudicando o desenvolvimento da indústria nacional. Os ministérios precisam adotar posicionamento coerente, visando unicamente beneficiar a economia do País. Voltaremos a abordar o assunto nesta sexta (11), expondo o posicionamento da empresa.



Confira abaixo o texto do Estadão:



O…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 10 maio 2012 às 17:54 — Sem comentários

Radar Comercial inicia atualização anual de dados

O sistema Radar Comercial iniciou a atualização anual de sua base de dados para incluir as informações sobre o comércio exterior de 2011. No primeiro momento, já foram atualizados dados de 16 países já disponíveis na United Nations Commodity Trade Statistics Database (Comtrade). São eles: Bahrein, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Estônia, Etiópia, Japão, Jordânia, Letônia, Luxemburgo, Paraguai, Polinésia Francesa, Reino Unido, Senegal, Tanzânia e Togo. À medida que os demais países…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 9 maio 2012 às 16:34 — Sem comentários

Brasil tende a reforçar ação contra protecionismo no comércio exterior

A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, assegurou, nesta terça-feira (8), no Rio de Janeiro, que não interessa para o Brasil que a situação econômica se deteriore na Argentina, apesar do protecionismo praticado por aquele país.



Ela falou sobre o tema Desafios do Comércio Exterior para membros da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). A…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 9 maio 2012 às 16:33 — Sem comentários

Ação Civil Pública Nº 0012953-24.2011.403.6100

O SETA - Sindicato Nacional das Empresas Operadoras de Sistemas de Televisão por Assinatura e Outros - ingressou com Ação Civil Pública perante a Justiça Federal de São Paulo, na qual tramita pela 15a. Vara da Justiça Federal, contra a ABIPP - Associação Brasileira de Produtos Populares - e a FEADUANEIROS - Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros.



Trata-se de uma Ação Civil Pública de Responsabilidade com pedido de Tutela Antecipada, sendo que o MM Juiz DEFERIU o pedido de…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 9 maio 2012 às 16:30 — Sem comentários

O custo social da desindustrialização

*por Alfredo Bonduki



No segmento de confecção no Estado de São Paulo, verificou-se crescimento de 0,8% em março, na comparação com fevereiro.

Isso significou a criação de 1.340 postos de trabalho. No entanto, no âmbito dos produtos têxteis, houve recuo de 0,8%, representando a demissão de 871…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 8 maio 2012 às 16:10 — Sem comentários

Concessão de benefício para importação de máquinas cai 70% no quadrimestre

Depois de uma série de apertos regulatórios, o número de concessões do benefício do ex-tarifário para a importação de máquinas e equipamentos caiu cerca de 70% no primeiro quadrimestre.

 De janeiro a abril deste ano foram publicados 230 ex-tarifários para máquinas e equipamentos. No mesmo período do ano passado foram 765 benefícios de mesma natureza. O ex-tarifário é um benefício que reduz o Imposto de Importação no desembarque de máquinas e equipamentos sem produção nacional. O…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 8 maio 2012 às 16:08 — Sem comentários

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço