Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Blog de Elisângela Ferrante -- março 2010 Arquivo (17)

Água na Indústria Têxtil - Parte 7

Fragilidade caustica:consiste no desgaste,por escesso de alcalinidade hidróxida da água da caldeira,dos rebites,da solda,dos tubos e dos terminais dos tubos onde existem estrias de estiragem do mandrilamento.



Arrastamento:é a impregnação do vapor pela água da caldeira,com conseqüentes problemas nos beneficiamentos têxteis,além de estragar as tubulações.



O vapor,antes de deixar a caldeira,está encerrando em bolhas,que devem romper-se em tempo hábil na parte superior da… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 31 março 2010 às 22:13 — Sem comentários

Não Tecido

Conforme a Norma NBR13370 não tecido é uma estrutura plana,flexível e porosa,constituída de véu manta de fibras ou filamentos,orientados direcionalmente ou não consolidados por processos mecânicos (fricção) e /ou químico (adesão) e /ou térmico (coesão).



Matérias primas utilizadas:



Artificiais:viscose,acetato,vidro,silicone

Naturais:lã,algodão,coco,sisal,cashmere

Sintéticas:poliéster,polipropileno,poliamida,polietileno,policarbonato,acrílica



Os não… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 30 março 2010 às 21:56 — 3 Comentários

Geotêxteis Biodegradáveis

Apesar de serem pouco conhecidos, estes materiais são importantes elementos em obras do tipo “solução verde” e onde se necessita a fixação e o crescimento de coberturas vegetais naturais em taludes de terra.



Sabe-se que obras de reforço com geossintéticos são dimensionadas para durar por mais de 120 anos. No entanto, em algumas aplicações tais como as de controle de erosão superficial, esta alta durabilidade pode se tornar prejudicial, quando necessita-se do crescimento de algumas… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 29 março 2010 às 21:36 — Sem comentários

Geotêxtil

O Geotêxtil é uma manta não-tecida de filamentos, fabricada por um processo de superagulhagem em véus de fibras não orientadas. Trata-se de um material cujas propriedades hidráulicas o tornam substituto de filtros de areia convencionais.





Aplicações:



Estabilização de subleito

- Menor consumo de materiais granulares.

- Menos interrupções do tráfego para manutenção.

- Sensível redução nos custos de manutenção.



Filtração e Drenagem

- Maior… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 28 março 2010 às 19:36 — Sem comentários

Tecidos Verdes

Alguns pesquisadores da Austrália afirmam que logo será possível testar pena de galinha,palha de arroz e outras opções de "tecidos verdes," que poderão vir em qualquer cor, já que o verde se refere a uma nova classe de tecidos ambientalmente corretos, feitos a partir de rejeitos agrícolas.



Anualmente são fabricadas quase 40 milhões de toneladas de roupas sintéticas em todo o mundo. Por sintéticas, entenda-se a partir do petróleo e de seus derivados.



Três pesquisadores do… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 24 março 2010 às 20:30 — Sem comentários

Água na Indústria Têxtil - Parte 6

Águas Residuais



Antes do deságüe em rede de esgotos as águas utilizadas nos beneficiamentos têxteis deverão sofrer tratamento, a fim de serem despejadas à temperatura o mais ambiente possível,com um pH neutro,insenta de resíduos tóxicos e com o mínimo de sólidos .Esse tratamento anti-poluente pode ser feito por uma concentração das águas servidas numa caixa de decantação e homogeneização,a qual deve ter um volume,em relação aproximadas de duas horas, a fim de que se efetuem o… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 21 março 2010 às 13:00 — Sem comentários

Água na Indústria Têxtil - Parte 5

A água dura pode ainda ser corrigida por um produto sequestrante,como por exemplo,um polifosfato do tipo calgon,cujo efeito é de seqüestrar (isto é formar complexos solúveis em água com os íons de cálcio e de magnésio,os quais,então,são postos eliminados.



Para grande produção é recomendável usar instalações próprias para o abrandamento continuo da água,através do processo de cal soda ou através de permutite que ,além de fornecer uma água totalmente abrandada,ou seja,com dureza… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 18 março 2010 às 21:24 — 1 Comentário

Água na Indústria Têxtil - Parte 4

Tratamentos



Constatada pela sua analise, a água poderá,em tempo hábil,sofrer tratamentos corretivos específicos,de modo a poder ser utilizada posteriormente nos diversos beneficiamentos têxteis.

No caso de água barrenta, ou seja, colorida e/ou turva por matéria orgânica ou por alguma outra forma, o primeiro tratamento é o de clarificação,composto por três operações: floculação,decantação e filtragem,desnecessárias, por terem sido já efetuadas,para água da rede de… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 16 março 2010 às 20:20 — Sem comentários

Água na Indústria Têxtil - Parte 3

Sólidos dissolvidos



A quantidade de matéria solúvel presente na água pode limitar o seu uso,sendo de modo geral aceita a água que tiver até 200 ppm de sólidos dissolvidos.Dentro da caldeira as impurezas vão se concentrar até ultrapassar os limites de solubilidade,quando se precipitam,aderindo às paredes de metal e causando incrustrações.



Sólidos em suspensão



As partículas grosseiras visíveis na água,e que decantam como repouso,são sempre indesejáveis.Também… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 15 março 2010 às 21:19 — Sem comentários

5º ENQAmb - Encontro Nacional de Química Ambiental

O V Encontro Nacional de Química Ambiental será realizado entre os dias 14 e 17 de março de 2010 no Centro de Convenções do Hotel Colina Verde, localizado na Estância de São Pedro/SP, sendo promovido pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ/USP).



Este encontro bienal realizado desde 2002, tem atraído um número crescente de profissionais ligados à temática das relações da Química com Meio Ambiente.



A Química é uma ciência chave para a minimização e/ou… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 14 março 2010 às 18:28 — Sem comentários

Água na Indústria Têxtil - Parte 2

pH



A água pura contém, além de moléculas inalteradas de H20, íons formados por dissociação das moléculas,conforme a equação: H2O= H+ + (OH)ˉ.Os íons hidrigênio H+ e hidroxila (OH)ˉ estão presentes em igual número, sendo sua concentração, à temperatura ambiente, de 0,000 0001 ions x g/L.



Soluções aquosas de ácidos,bases ou sais igualmente apresentam moléculas inalteradas e moléculas dissociadas em íons.Assim,uma solução N/10 de ácido clorídrico ( ou muriático)… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 14 março 2010 às 18:00 — Sem comentários

Água na Indústria Têxtil - Parte 1

Importância



A água é utilizada nos diversos beneficiamentos têxteis:preparação,branqueamento,tingimento,estamparia e acabamento.A água desempenha um papel importante,visto ser o veículo constantemente empregado.Também é necessária na alimentação das caldeiras geradoras de vapor.Assim é condição indispensável se dispor de água abundante e em condições especificas para seu uso.



Análise



A água sempre deverá estar em boas condições,caso contrário seriam prejudicados… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 11 março 2010 às 21:06 — Sem comentários

Gestão matricial de Gastos

A Gestão Matricial de gastos é um método gerencial para elaboração e controle do planejamento que busca o aumento da receita operacional líquida e a contenção de despesas,contribui para melhoria do indicador de rentabilidade da empresa.



Diante da nova realidade mundial e dinamismo dos mercados atuais, a Gestão Matricial de gastos se mostra como o método gerencial mais eficaz para melhoria da eficiência da organização de uma empresa que busca se orientar ao mercado e gerar resultados… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 7 março 2010 às 18:28 — 1 Comentário

Biotecnologia Aplicada à Indústria Têxtil - Parte 6

Fatores que influenciam o rendimento da desengomagem enzimática:



- Insumos auxiliares : os insumos auxiliares atuam sobre a atividade da enzima,por exemplo, o cloreto de sódio aumenta a estabilidade ao calore,os penetrantes quebram o filme formado pela goma,auxiliando a umectação do substrato;



- Tempo de desengomagem : o tempo tem que ser dosado o suficiente para que a enzima possa solubilizar por completo todo o amido,porém não deve ser demasiadamente prolongado pois pode… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 4 março 2010 às 21:28 — 2 Comentários

Redução de custos

A cada ano a economia vem vivenciando a importância crescente do varejo devido ao aumento do consumo interno. A melhoria na distribuição de renda no País tem propiciado a entrada de novos consumidores no mercado. Isso tem exigido dos comerciantes de varejo uma atenção especial a este cliente para o qual o preço é variável importante no momento da escolha.



Como o valor final de um produto está intimamente ligado ao custo de produzi-lo, para se tornar competitivo o empresário terá que… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 3 março 2010 às 21:11 — 1 Comentário

GESTÃO AMBIENTAL

A gestão ambiental é uma prática muito recente, que vem ganhando espaço nas instituições públicas e privadas. Através dela é possível a mobilização das organizações para se adequar à promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Seu objetivo é a busca de melhoria constante dos produtos, serviços e ambiente de trabalho, em toda organização, levando-se em conta o fator ambiental.

Atualmente ela começa a ser encarada como um assunto estratégico, porque além de estimular a… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 2 março 2010 às 19:47 — 1 Comentário

Biotecnologia Aplicada à Indústria Têxtil - Parte 5

Tipos de enzimas aplicadas na indústria Têxtil:



PEROXIDASES

Os resíduos de peróxido de hidrogênio utilizados na etapa de alvejamento em contato com pigmentos sensíveis à oxidação podem sofrer pequenas alterações na tonalidade (quantidades de 15ppm de peróxido residual causam redução na cor). No processo convencional, os resíduos de peróxido de hidrogênio são removidos através de vários enxágües ou da adição de um redutor inorgânico. No entanto, estes causam grande carga de sais… Continuar

Adicionado por Elisângela Ferrante em 1 março 2010 às 21:04 — 1 Comentário

© 2021   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço