Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Blog de Gilcilene Makoski (8)

Lavanderia de Jeans Industrial

Desde o início dos anos 80, o jeans vem tomando lugar como um dos itens mais requisitados no guarda roupa do povo brasileiro. E isto, independente da etnia, da condição social, do conhecimento cultural e da aquisição financeira, também pudera, o Brasil é o país que consome, aproximadamente, mais de 4 milhões de metros do tecido filho de Lewis Strauss, o que lhe confere a posição do…

Continuar

Adicionado por Gilcilene Makoski em 4 março 2011 às 9:00 — Sem comentários

Características do fio de urdume (Goma)



Os fios de urdume que necessitam ser engomados, objetivando atender as necessidades do urdimento, podem ser assim classificados:

- Fios de fibra singelos;

- Fios de fibra retorcidos;

-…

Continuar

Adicionado por Gilcilene Makoski em 19 julho 2010 às 19:29 — Sem comentários

Características das fibras e filamentos que influenciam a afinidade das Gomas



Físicas:

A porosidade e o grau de lisura da superfície externa das fibras e filamentos, tem grande influência na atividade e poder de adesão das gomas. Se a fibra é relativamente áspera e sua conformação relativamente

retorcida, como no caso do algodão, lã, etc., a possibilidade de aderência da goma é bem maior, o que não acontece…

Continuar

Adicionado por Gilcilene Makoski em 18 julho 2010 às 19:27 — 3 Comentários

Ação das substâncias auxiliares sobre a goma nos fios de fibras

Mesmo que tenhamos o cuidado de fazer com que a goma tenha a penetração correta, e o nível de sólidos aglutinantes adequados, em função dos fios, fibra e construção do tecido previsto é necessária a utilização de um determinado percentual de substâncias auxiliares que funcionem como penetrantes, lubrificantes, amaciantes, higroscópicos, antissépticos, plastificantes, etc., e mesmo de alguns outros aditivos, com a finalidade de melhorar…

Continuar

Adicionado por Gilcilene Makoski em 17 julho 2010 às 13:47 — 1 Comentário

Função da goma sobre os fios

A goma tem a função de colar de certo modo as fibras, evitando o seu deslizamento, no momento de solicitação do fio. Dentro do conceito de função da goma, acima exposto, poderiam concluir os menos avisados, que quanto mais profunda fosse a impregnação dos fios de urdimento pela goma, melhor. Entretanto, para uma colagem eficiente das fibras, não é necessária uma impregnação mais profunda, pois as fibras sendo bem mais longas que os…

Continuar

Adicionado por Gilcilene Makoski em 16 julho 2010 às 16:00 — 1 Comentário

Fios Fantasia

Retorcedeira fantasia: são máquinas que tem objetivo de retorcer dois ou mais fios dando um efeito fantasia, através da variação de cor, título, fibra, torção e tensão de alimentação.…

Continuar

Adicionado por Gilcilene Makoski em 5 abril 2010 às 22:32 — 1 Comentário

Controle de qualidade em malha acabada

O método pode ser comparativa, aplicado principalmente para quem adquire tecido acabado. Através de controle de recebimento de matéria-prima, manter seu produto final sempre homogêneo, num mesmo nível de qualidade. É conveniente que se criem padrões que possam ser seguidos para diversas construções e assim poder comparar e forçar os fornecedores a manterem a uniformidade na qualidade do…

Continuar

Adicionado por Gilcilene Makoski em 4 abril 2010 às 17:29 — 3 Comentários

Curso de Engenharia têxtil

O curso de Engenharia da UEM pretende formar engenheiros têxteis - modalidade industrial, com formação têxtil eclética, para atender aos mais variados segmentos do setor têxtil e de confecção.

Para que o engenheiro têxtil exerça adequadamente sua profissão, são necessárias certas condições pessoais, tais como: raciocínio espacial; raciocínio mecânico; raciocínio químico; habilidades numéricas; exatidão; sociabilidade; desembaraço.

A motivação para se criar junto à Universidade…

Continuar

Adicionado por Gilcilene Makoski em 30 março 2010 às 12:26 — Sem comentários

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço