Prepara a pipoca e acompanhe abaixo a lista com 10 filmes que ensinam e inspiram sobre o feminismo.
São inúmeras as obras cinematográficas que retratam não somente a história do feminismo, como a própria luta de mulheres que nos inspiram até hoje a sobreviver nesse mundo tão machista. Então já prepara a pipoca e acompanhe abaixo a lista com 10 filmes que ensinam e inspiram sobre o feminismo:
1 - Frida (2002)
“Frida” conta a história da vida de uma das pintoras mais famosas de todos os tempos que dá nome ao seu título: Frida Kahlo. Dirigido por Julie Taymor, Frida foi interpretada por Salma Hayek que conseguiu representar toda a personalidade forte da artista. O filme ainda retrata a bissexualidade e as traições que Frida sofreu do seu marido, o também pintor Diego Rivera, interpretado por Alfred Molina.
2 - O Sorriso de Monalisa (2003)
Este longa ambientado na escola de Wellesley durante a década de 1950 retrata como as mulheres mais inteligentes dos Estados Unidos recebiam apenas uma educação para se tornarem “esposas modelos” sem que questionassem a sua submissão, até que uma das professoras que entra na escola para dar aulas de arte passa a incutir nas suas aulas algumas ideias feministas.
3 - Terra Fria (2005)
Protagonizado por Charlize Theron, “Terra Fria” conta a história verídica de Aimes, uma mulher que abandona o marido após ter sofrido violência doméstica e tenta arranjar um emprego em uma mineradora para sustentar seus filhos. Infelizmente, por ser uma das únicas mulheres, ela torna a sofrer abusos. Como as suas reclamações são ignoradas, ela entra para a história americana por ser a a primeira a mover uma ação judicial coletiva por assédio sexual.
4 - Histórias Cruzadas (2011)
Nos anos 1960, um período em que mulheres afro-americanas precisavam deixar suas próprias famílias para servirem à elite branca americana, “Histórias Cruzadas” conta a história de uma mulher pertencente dessa alta sociedade que decide entrevistar as mulheres negras para escrever um livro com as suas histórias. O filme conta com a atuação impecável de Viola Davis, que inclusive ganhou indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
5 - A Dama de Ferro (2012)
A biografia de Margaret Thatcher, a famosa Dama de Ferro e primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra do Reino Unido, conta com a atuação de ninguém menos que Meryl Streep. O longa retrata as dificuldades vividas por Thatcher ao longo dos seus 11 anos no poder, o maior período que alguém ocupou a cadeira de primeiro-ministro no século passado.
6 - “She is beautiful when she’s angry” (2014)
Este é um documentário que retrata a segunda onda do movimento feminista americano que ocorreu entre os anos 60 e 70. Algumas das aparições são personagens feministas históricas, como a autora do livro “Política Sexual”, Kate Millet, e Eleanor Holmes Norton, que foi a primeira mulher a presidir o Comitê de Igualdade de Oportunidades de Emprego nos Estados Unidos.
7 - “As Sufragistas” (2015)
O filme nos mostra o surgimento da primeira onda feminista na Inglaterra no início do século passado, quando as mulheres começaram a lutar pelo seu direito ao voto (sufrágio), além de melhores condições para viver. A personagem principal é uma lavadeira que não possuía formação política alguma e que estava mais do que acostumada com os abusos e a opressão masculina, mas aos poucos passa a enxergar a necessidade de lutar por seus direitos como cidadã. O longa também conta com as estrelas Helena Bonham Carter e Meryl Streep.
8 - “The Testimony” (2015)
Um curta de apenas 28 minutos que apresenta o maior julgamento da história do Congo: os culpados são soldados acusados de terem estuprado várias mulheres em uma sociedade que não respeita o gênero feminino. É muito difícil não sentir compaixão pelas protagononistas.
9 - “The Hunting Ground” (2015)
Este é outro documentário sobre estupro, porém acerca dos que ocorrem nas universidades norte-americanas. Quando duas alunas que sofreram abusos sexuais em diferentes momentos buscam justiça, percebem como os violentadores costumam se livrar da punição e ainda são obrigadas a conviverem com eles no campus. O documentário ainda denuncia as estatísticas das denúncias e como são feitas as reportagens nos telejornais sobre os casos ocorridos.
10 - “Estrelas Além do Tempo” (2017)
No auge da corrida espacial entre a Rússia e os Estados Unidos durante a Guerra Fria, uma equipe da agência espacial norte-americana (NASA) é composta exclusivamente por três mulheres negras, abrindo espaço para futuras mulheres que viriam a fazer parte da agência, além de terem se tornado verdadeiras heroínas: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, as matemáticas que mudaram o rumo da história.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI