Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

2023: a IA ultrapassará os limites

A compreensão de texto em linguagem natural (que pode se referir à classificação de texto) começa o ano quase duas vezes mais popular que a “geração” em linguagem natural.

Por Redação

O processamento de linguagem natural sempre foi popular na indústria, mas geralmente era superado nas empresas por aplicativos de visão computacional. No fim de 2022, pesquisas demostraram que, pela primeira vez, o uso da visão computacional e o do processamento de linguagem natu.... Mas 2023 pode trazer surpresas. A compreensão de texto em linguagem natural (que pode se referir à classificação de texto) começa o ano quase duas vezes mais popular que a “geração” em linguagem natural. Mesmo com a geração de linguagem natural dominando as notícias com os feitos do GPT-3, Galactica, ChatGPT e outros.

Parece que muitas empresas ainda não adotaram codificadores de modelo de linguagem do tipo BERT para compreensão e classificação de texto. Em vez disso, ainda usam classificadores baseados em bag-of-word ou redes neurais recorrentes. Da mesma forma, parece que os decodificadores de modelo do tipo GPT ainda não estão sendo amplamente usados para geração de linguagem, então a geração de texto ainda pode depender fortemente de redes neurais recorrentes e outros métodos tradicionais. Mas até quando?

Plataformas criativas baseadas em IA, como a Stable Diffusion e o ChatGPT, ficarão ainda melhores em imitar a arte, a escrita e a fala humanas nos próximos meses, escreve Alex Fitzpatrick. As ferramentas de IA baseadas em linguagem e imagem também chegarão aos produtos muito rapidamente, o que, por sua vez, ajudará na adoção corporativa. As empresas não vão querer ficar para trás. Isso estimulará outra onda de adoção – que começou a estagnar nos últimos dois anos.

Já cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, antevê avanços em direção à Inteligência Artificial Geral (AGI) que farão com que o atual chatbot do ChatGPT “pareça um brinquedo chato”, começando já este ano. “Será o próximo grande avanço tecnológico”, afirma, “que oferecerá vantagens incríveis, mas também grandes desafios”. De fato, muitos cientistas, economistas, pesquisadores e autoridades preocupam-se com o futuro de curto prazo da IA, como ficou bem claro no AGI Debate, realizado em dezembro. A IA superando limites até então intransponíveis nunca foi tão factível quanto agora. Mas não tanto a ponto de chegar à AGI. Isso ainda vai demorar um pouco mais.

Por enquanto assistiremos IAs poderosas como o ChatGPT às voltas com o dilema de evoluir da maneira que os usuários desejam ou da maneira como seus criadores pretendem. E a modelos ajustados guerreando com modelos fundamentais pela preferên.... O código aberto transformando as startups de IA em consultorias, não em empresas SaaS. E o valor das tecnologias de IA mudando da infraestrutura para as aplicações.

Quando você reserva um voo, muitas vezes é uma IA, e não mais um ser humano, que decide quanto você paga. Quando você chega ao aeroporto, é um sistema de IA que monitora o que você faz no aeroporto. E quando você está no avião, um sistema de IA auxilia o piloto a levá-lo ao seu destino. Os sistemas de IA também determinam cada vez mais se você obtém um empréstimo, se é elegível para o bem-estar ou se é contratado para um determinado trabalho. A IA não é mais uma tecnologia do futuro. Está aqui, e muito do que é realidade agora pareceria ficção científica recentemente. É uma tecnologia que já impacta a todos nós, e a lista acima inclui apenas algumas de suas muitas aplicações.

Os domínios em que as máquinas já superam os humanos estão aumentando constantemente: no xadrez, depois de igualar o nível dos melhores jogadores humanos no final dos anos 90, os sistemas de IA atingiram níveis sobre-humanos há mais de uma década. Em outros jogos como Go ou jogos de estratégia complexos, isso aconteceu mais recentemente. O ChatGPT ganhou as manchetes este mês por sua capacidade “alucinante” de gerar respostas semelhantes às humanas para uma ampla gama de consultas. E espera-se que a OpenAI revele o sucessor do ChatGPT, já no início de 2023. “Ficará muito melhor, menos irritante e mais útil rapidamente”, garantiu  Sam Altman.

Fonte: The Shift

https://sbvc.com.br/2023-a-ia-ultrapassara-os-limites/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 75

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço