Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

5 dicas para mandar bem em uma vídeo entrevista

Confira como usar a tecnologia de entrevista a distância a seu favor

Fazer entrevista por vídeo deve se tornar uma etapa parte cada vez mais comum dos processos seletivos nos próximos meses. A ferramenta de vídeo entrevista da VAGAS.com pode ser uma aliada e tanto neste momento mundial em que todos tentam reduzir a propagação do novo coronavírus. 

Com a ferramenta, você pode gravar suas respostas para as perguntas do entrevistador. E, para que sua gravação tenha qualidade e sua resposta possa se destacar no processo seletivo, trouxemos algumas dicas que podem ajudar no seu desempenho. As mesmas dicas dicas valem para entrevistas feitas por videoconferência em tempo real. Confira:

Como fazer uma entrevista por vídeo

Alguns cuidados são essenciais para aparecer frente a frente com o recrutador, mesmo que vocês dois estejam em home office. O processo não fica menos formal por isso e é preciso se preparar de forma adequada.

1. Vista-se adequadamente

“A entrevista online é tão formal quanto a presencial, por isso o candidato deve ter o mesmo cuidado que teria se fosse até o escritório da empresa”, diz Hugo Capobianco, diretor da Career Star Group. Se você usaria terno na entrevista tradicional, deve se preparar da mesma forma para uma entrevista por vídeo. Isso demonstra que você se preocupou em ser profissional e que se preparou adequadamente para essa ocasião.

2. Confira o equipamento e a conexão da internet com antecedência

Na ferramenta da VAGAS.com você terá um tempo reservado para testes antes de o vídeo ser gravado. Aproveite para verificar se o microfone está funcionando, se o que você diz pode ser compreendido sem interferências, se a imagem está clara e se a câmera está de fato focada em você.

“Claro que pode haver imprevistos, mas é preciso minimizar as chances de problemas ocorrerem, porque uma entrevista em que a conexão fica falhando causa muito cansaço para ambas as partes”, explica Capobianco.

3. Escolha um lugar apropriado

“O ideal é escolher um local silencioso, adequadamente iluminado, com fundo branco, em que você não seja interrompido e possa se concentrar no que estará fazendo.” Capobianco conta, por exemplo, que já fez entrevistas em que o candidato tinha ao fundo uma estante cheia de bichinhos de pelúcia, em que o cachorro do vizinho não parava de latir e até em que o candidato estava em um café com muita gente em volta passando e fazendo barulho.

“Tudo isso pode atrapalhar a avaliação porque tanto o entrevistado quanto o entrevistador acabam tendo que empenhar muito mais energia para focar no que de fato interessa”, diz ele. Isso pode fazer com que o recrutador perca o interesse em seu vídeo, prejudicando sua continuidade no processo seletivo.

4. Faça sua lição de casa

Acredite: entrevistas de emprego pela internet também pedem bastante preparação. “Quando você sabe para qual empresa é a seleção, prepare-se com antecedência, busque todas as informações que puder sobre ela, entenda o seu segmento, sua posição em relação à concorrência, leia o que foi publicado sobre ela na imprensa”, recomenda Capobianco.

Essa atitude pode favorecer o candidato, pois demonstra interesse no negócio da empresa e em sua metodologia de trabalho, além de ser possível identificar se os seus valores pessoais estão de acordo com os da organização.

5. Cuide do seu marketing pessoal

Tanto quanto na entrevista presencial, o recrutador espera que você fale sobre suas competências e seus principais resultados. Tenha isso na ponta da língua. Ele espera também ver garra e brilho nos olhos, mesmo que através da câmera.

Portanto, não poupe esforços e procure agir como se estivesse de fato frente a frente com o interlocutor. “No final da conversa, também é importante agradecer e se colocar à disposição”, ressalta Capobianco.

https://www.vagas.com.br/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 41

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço