Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

6 lições da Amazon sobre como projetar sistemas simples e escaláveis

Werner Vogels, CTO da Amazon, consolidou e apresentou as lições com base em sua experiência de mais de 20 anos na empresa.

Werner Vogels, CTO da Amazon. AWS re:Invent 2024 Foto: Noah Berger
Já dizia Heráclito: “A única constante é a mudança”. Essa máxima filosófica nunca foi tão atual e relevante quanto no universo da tecnologia. Werner Vogels, CTO da Amazon, incorporou essa visão ao longo de seus 20 anos na empresa. Para ele, cada ano traz novos desafios, exigindo não apenas inovação constante, mas também um compromisso inabalável em construir tecnologias que façam sentido para os clientes. “Estamos nessa jornada juntos com os negócios”, reforça Werner no palco do re:Invent 24*, nos Estados Unidos, destacando o alinhamento entre tecnologia e propósito.
Quando Werner, considerado uma das mentes mais brilhantes da tecnologia hoje, abordou o tema arquiteturas modernas em um dos eventos da empresa em 2012, ele descreveu sistemas que deveriam ser controláveis, resilientes, orientados por dados e adaptáveis. Hoje, esses princípios ainda norteiam sua visão, mas a complexidade do mundo digital trouxe novas camadas de desafios.
Ele enfatiza, portanto, que a chave para gerenciar essa complexidade é a simplicidade. “O segredo está em reconhecer a diferença entre complexidade intencional e não intencional. E, mais importante, saber como transitar de uma para outra.”
Os sinais de que um sistema está se tornando insustentavelmente complexo são claros: queda na velocidade de entrega de novas funcionalidades, aumento de escalonamentos, debugging que consome tempo, crescimento descontrolado da base de código e padrões inconsistentes. “Todos lidamos com complexidade, mas isso não é sinônimo de número de componentes”, alerta.

Evolução como requisito – e é inegociável

Na década de 1960, as Leis da Evolução do Software de Lehman já apontavam que mudanças constantes levariam ao crescimento de sistemas, aumento de complexidade e, em geral, na queda na qualidade.
Werner destaca que essas premissas continuam verdadeiras e, para lidar com essa realidade, é preciso abraçar a evolução como um requisito, não como uma escolha. É, de fato, um elemento inegociável para ele. “Simplicidade exige disciplina”, afirma. O CTO aproveitou para compartilhar as seis lições aprendidas pela Amazon sobre como projetar sistemas simples e escaláveis:
  1. Faça da evolução uma exigência: os sistemas devem ser projetados para crescer ao longo do tempo. A evolução do Amazon S3 é um exemplo disso, conta, em que o planejamento de longo prazo permitiu adaptações contínuas
  2. Divida a complexidade em partes: gerenciar grandes sistemas começa pela fragmentação do problema.
  3. Alinhe a organização à arquitetura: a estrutura organizacional deve refletir os objetivos técnicos.
  4. Projete sistemas previsíveis: reduzir incertezas é essencial para manter o controle sobre o desempenho e a escalabilidade.
  5. Organize-se em células: times pequenos e autônomos geram mais agilidade e foco.
  6. Automatize a complexidade: para Werner, a pergunta certa não é “o que devemos automatizar?”, mas “o que não devemos automatizar?”. A automação deve ser o padrão, a exceção é o envolvimento humano.

Simplicidade como diferencial competitivo

Para Werner, projetar sistemas que antecipem e reduzam a complexidade é um dos maiores desafios dos tempos modernos. Ele acredita que arquiteturas bem planejadas podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização em um mercado em constante transformação.
“A mudança é inevitável”, conclui, reafirmando que a disciplina para manter sistemas simples, mesmo em ambientes complexos, é o diferencial que permite à Amazon continuar inovando, ano após ano.
*A jornalista viajou a convite da Amazon Web Services (AWS)

Exibições: 15

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço