No termômetro a temperatura pode chegar aos 40 graus, olhando para o alto avista-se o Cristo Redentor, pelas ruas samba e bossa-nova se unem às cores e ao clima amistoso de estar em um lugar especial. Para quem ainda não conseguiu captar a sui generis desta essência, basta observar a paisagem composta de construções de herança colonial cravejadas à beira-mar de algumas das praias mais famosas do mundo. Já reconheceu?
Mais informações podem ajudar: terra do compositor Tom Jobim, do maestro Villa Lobos, do escritor Machado de Assis e tantos outros que orgulham a história deste município que recebeu pela primeira vez a expedição exploratória do português Gaspar Lemos, em 1502, e desde então é considerada a Cidade Maravilhosa. Rio de Janeiro!
Famosa globalmente, a capital fluminense, como é chamada, tem inúmeros atrativos que permeiam a cultura, a história do País, as belezas naturais, modernidade e gastronomia diferenciada. Estas e outras qualidades foram capazes de despertar a paixão em artistas internacionais como Chris Duran, Janis Joplin, Jimmy Page, Brigitte Bardot, Paul McCartney, Mick Jagger, entre tantos outros.
São tantos os encantos e poesias do Rio de Janeiro, que só quem tem a oportunidade de conhecer pode eleger quais são seus preferidos. Entretanto, arriscamos aqui algumas sugestões de pontos imprescindíveis para se conhecer a Cidade Mais que Maravilhosa.
Visitar uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno: Cristo Redentor
No alto do morro do Corcovado está instalado o Cristo Redentor, a maior e mais famosa escultura em Art Déco. A estátua começou a ser planejada em 1921 e foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa ao longo de cinco anos de trabalho, de 1926 a 1931, o ano de inauguração do monumento. Situado a 710 metros do nível do mar, foi eleito em 2007 pela instituição Suíça New 7 Wonders Foundation, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Tomar um sorvete de frente para uma vista de tirar o fôlego: Pão de Açúcar
Partindo da Praia Vermelha, os visitantes pegam o primeiro bonde que leva ao morro da Urca, e de lá um segundo bondinho os leva até o topo do morro do Pão de Açúcar, que fica a 396 metros do nível do mar. Inaugurado em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro no mundo, ligando o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar. Desde então, mais de 40 milhões de pessoas já utilizaram o transporte.
Desvendar a revitalização da região central em uma visita ao Porto Maravilha
Fruto da reurbanização na região portuária da capital, o Porto Maravilha conta com uma área de 5 milhões m² que dispõe do Cais e Jardim Suspenso do Valongo, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Aquário Marinho do Rio de Janeiro – AquaRio, Píer Mauá, entre outras atrações. O local ainda aloca o recém-inaugurado Youtube Space – espaço de 3 mil m² disponibilizado pela Google para produtores de conteúdo para a plataforma de vídeo.
]
Respirar ar puro e fazer uma corrida na Floresta da Tijuca
Considerada a maior floresta urbana do mundo, a área de preservação ambiental conta com 33km² e é resultado do reflorestamento feito no final do século 19, por ordem do então imperador Dom Pedro II. A ideia era restaurar o local que havia sido destruído por plantações de café, para evitar a erosão dos morros que cercavam a cidade. Hoje, visitantes a procuram para trilhas, caminhadas e passeios que os reconectem à natureza e os levem à pontos de vista privilegiada do Rio de Janeiro.
Apreciar a arquitetura e o acervo da Biblioteca Nacional
O acervo de uma das 10 maiores bibliotecas de toda a face da terra teve início com 60 mil peças e atualmente tem mais de 10 milhões de títulos. A coleção de livros foi iniciada para substituir a Livraria Real, que foi consumida pelo incêndio que sucedeu o terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755. Para garantir a manutenção desse imenso conjunto de obras, a BN possui laboratórios de restauração e conservação de papel, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização.
Ter um momento de aventura e saudável no Raja Bra e no Espaço Pura Vida
Localizados na Barra da Tijuca, os clubes contam com atividades ao ar livre e prática de esportes, como Yoga, Stand Up Paddle, Kitesurf e canoagem até as Ilhas Tijuca. Nestes espaços é possível desfrutar da natureza durante um momento de lazer e bem-estar, que podem ser finalizados com um belo e saudável almoço vegano e/ou funcional.
Ter experiências gastronômicas inesquecíveis
O cenário gastronômico da Cidade Maravilhosa também é conhecido por restaurantes que são referenciais de bom gosto e de afago ao paladar. Entre eles, estão o CT Boucherie do chef francês Claude Troigros, com sua especialidade em carnes. Outra indicação é o Santo Scenarium – sediado em um casarão de 1890, antiga residência do Barão de Jaguary. O acervo do estabelecimento conta com obras de artistas como Aleijadinho e Congonhas. No cardápio, petiscos e pratos da culinária nacional. Mais um lugar em que se pode apreciar boa alimentação e arquitetura é o Jazz In, situado em um prédio do início do século XX, na Rua Sacadura Cabral. Para se deliciar com um bom café e guloseimas fantásticas, visite a Confeitaria Colombo. A doceria, que existe desde 1894, possui salões em Art Nouveau é um verdadeiro patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Já o Aprazível, em uma construção no bucólico bairro de Santa Tereza, possui uma culinária tropical e que mistura informalidade com experiências sensoriais.
Entrar no balanço de noites cálidas e alegres
O berço da boêmia carioca começa no bairro da Lapa, com seus exuberantes Arcos que servem de base para o charmoso bondinho amarelo que leva admiradores da cultura local à Santa Tereza, outro reduto artístico. Ambos os cartões postais dispõem de restaurantes, pontos estratégicos para observar a cidade e, claro, bares/casas de shows, como o lendário Circo Voador. Caso queira algo mais requintado, vá à Maison Leffié, palco de pocket shows e festas mais exclusivas, onde a construção histórica já abrigou o primeiro museu da cidade e hoje recebe os mais elegantes eventos.
Além destas dicas, você poderá conhecer o melhor do Rio de Janeiro com o Partner Program, que será realizado simultaneamente à 33ª International Apparel Federation (IAF) Convention, entre os dias 16 e 18 de outubro. Essa programação é destinada às pessoas que acompanharão as que participam do congresso, mas não tem interesse em fazer parte das palestras e/ou do Study Tour.
Para mais informações e valores sobre o Partner Program, acesse o site da convenção.
http://www.abit.org.br/noticias/8-dicas-para-voce-se-sentir-carioca
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI