Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

8 jogos de gestão e negócios para treinar a equipe

Atividades lúdicas podem ser uma boa forma de reter o conhecimento e treinar os funcionários

 

Aprender brincando

 

 

Aprender brincando

São Paulo – Estratégia não é algo que se aprende apenas nos cursos de administração e MBAs. Os jogos de tabuleiro War e Banco Imobiliário que o digam. Passa-tempos como esses também podem ser usados dentro das empresas para fixar conceitos, desenvolver o senso de oportunidade e ensinar a lidar com situações complexas sem o risco de uma operação real.

A seguir, EXAME.com traz alguns jogos – de tabuleiro e computador – voltados principalmente para o mundo corporativo e que têm como objetivo exercitar as capacidades administrativas sem cair na mesmice, seja no escritório, seja no chão de fábrica. Confira.

 

 

JOGO 01:

 

 Manufactura exercita a produtividade

 

Manufactura exercita a produtividade

Eliminar desperdícios e reduzir custos. Esses são os objetivos dos jogadores de Manufactura, que tem como princípio básico a forma “enxuta” de se fabricar. Esse jogo de tabuleiro permite a participação de até quatro pessoas, de preferência, funcionários da parte produtiva das empresas. Os participantes encarnam o papel de presidentes de empresas concorrentes e, como tal, têm a missão de produzir mercadorias e vendê-las aos consumidores, que, por sua vez, compram só de companhias com os menores preços.

Para vencer a disputa, os jogadores precisam ficar de olho no cliente sem perder de vista a qualidade da produção. Isso implica em melhorar as fábricas fictícias, cheias de deficiências na capacidade e nas condições de funcionamento. Quem tiver o maior lucro no total de rodadas leva a melhor.

 

 

JOGO 02:

  

 No Negócio Sustentável, todo mundo ganha

 

No Negócio Sustentável, todo mundo ganha

Enquanto a maioria das brincadeiras implica em uma pessoa ficar para trás, o jogo Negócio Sustentável faz o movimento inverso. Para vencer, os seis participantes precisam escolher um lugar do mundo e torná-lo próspero com a ajuda dos outros jogadores, por meio de negócios rentáveis para todos. A lucratividade sustentável que o jogo busca é garantida por cinco elementos – pessoas, recursos naturais, talento (nome da moeda do jogo), conhecimento e tecnologia, cujo valor pode variar de acordo com a maior oferta ou escassez.

Voltado para gestores de negócios e de pessoas, empresários, executivos, empreendedores e trainees, o Negócio Sustentável usa uma linguagem própria das situações de gestão, negociação e sustentabilidade. O jogo representa uma nova forma de pensar os empreendimentos e a importância da colaboração para continuar crescendo no atual ambiente competitivo.

 

 

JOGO 03:

 

 Capitalism II simula a realidade de uma empresa

 

Capitalism II simula a realidade de uma empresa

Versão mais aprimorada do Capitalism, criado em 1995, esse jogo de computador apresenta o desafio de transformar a empresa no negócio mais rentável do mundo em meio à competição com companhias de diferentes mercados. Nessa simulação, o jogador entra no papel de presidente-executivo da organização, com a missão de prevenir sua ruína ou aquisição por uma concorrente.

Além do aprimoramento estratégico, o Capitalism II permite a aplicação de conhecimentos em várias áreas da administração, como cadeia de suprimentos, marketing, recursos humanos e finanças. A versão completa do programa permite que até sete pessoas joguem ao mesmo tempo e pode ser usado em todos os sistemas operacionais Microsoft Windows, a partir da edição 98.

 

 

JOGO 04:

 

 Segurança é foco do Quem Sabe PartiCIPA

 

Segurança é foco do Quem Sabe PartiCIPA

Para fugir daqueles vídeos cansativos sobre segurança e prevenção de acidentes nas empresas, o jogo de tabuleiro Quem Sabe PartiCIPA é uma alternativa mais divertida e instrutiva. Com base na norma da CIPA (Comissão Interna de Prevenção Acidentes), os participantes devem responder corretamente às perguntas sobre vários temas, como normas regulamentadoras, equipamentos de proteção, mapa de risco, classe de fogo, universo CIPA e áreas da fábrica.

Ao longo do jogo, os participantes desempenham papéis alternados, que correspondem aos mesmos existentes na CIPA real, para aumentar a emoção e o desafio. Ao jogar, o funcionário também absorve as normas e os procedimentos de segurança do trabalho.

 

 

JOGO 05:

 

 Explosão da Inovação faz pensar fora da caixa

 

Explosão da Inovação faz pensar fora da caixa

Mais do que um tradicional brainstorming, o jogo de tabuleiro Explosão da Inovação estimula a produção de ideias inovadoras de forma descontraída. Podem participar de quatro a oito pessoas, que se deparam com diferentes tipos de problemas do cotidiano das empresas e dos funcionários. A criatividade é a ferramenta para se desviar dessas querelas e propor soluções inovadoras.

As ideias que surgirem são desenvolvidas e aperfeiçoadas, e aquele que trouxer as melhores propostas e ainda dar uma mãozinha nas sugestões dos colegas vence o jogo. Em uma época em que inovar se tornou mais do que um diferencial, mas uma obrigação para as empresas, esse jogo pode abrir um pouco os horizontes de gestores e funcionários.

 

 

JOGO 06:

 

 The Corporate Machine exercita o combate à concorrência

 

The Corporate Machine exercita o combate à concorrência

Dominar o mercado que sua empresa ocupa. Esse é o objetivo principal desse jogo de computador voltado para as estratégias de negócios. No The Corporate Machine, o jogador deve criar uma companhia em um dos quatro ramos industriais pré-definidos: automotivo, aviação, computação e refrigerantes. Depois disso, ele deve dominar seu mercado, abocanhando uma fatia de 55% a 65% dele, dependendo do tamanho da concorrência.

The Corporate Machine é uma continuação do jogo de negócios Tycoon, que, por sua vez, é sequência do Entrepreneur, e foi criado em 2001. O programa pode ser usado no sistema Windows, da Microsoft, e permite que um ou mais jogadores participem ao mesmo tempo da simulação.

 

 

JOGO 07:

 

 White Belts Combat: Seis Sigma para iniciantes

White Belts Combat: Seis Sigma para iniciantes

Em um templo oriental, discípulos da teoria do Seis Sigma se desafiam para saber quem é o melhor em aliar golpes e respostas mais precisas sobre o tema. Esse é o cenário do White Belts Combat, um jogo voltado para os iniciantes no conceito, desenvolvido pela Motorola para melhorar os processos de eliminar defeitos em um produto ou serviço.

No jogo, dois participantes se digladiam e precisam atirar o adversário para fora do tatame com respostas certeiras e golpes poderosos. Vai encarar?

 

 

 JOGO 08:

 

 Belts Challenge é desafio de estratégia

Belts Challenge é desafio de estratégia

Estratégia e bons conhecimentos sobre o Seis Sigma. É disso que os jogadores do Belts Challenge precisam para conseguir levar a melhor. O jogo de tabuleiro foi desenvolvido para participantes com níveis mais avançados sobre a teoria, que já estão nos graus de Green Belt e Black Belt. No começo da disputa, cada um dos jogadores recebe uma carta com os objetivos que deve cumprir e recursos dos quais dispõe para tal.

Tudo deve ser feito em prol da melhoria dos processos da empresa, que só acontece se os jogadores responderem corretamente às perguntas feitas, aplicando os recursos apostados em cada rodada. Na medida em que acertam as questões, mais recursos são ganhos para serem aplicados novamente. Se a resposta estiver errada, há desperdício e o jogador não recebe nada para investir na próxima rodada. No final do desafio, ganha quem conseguir cumprir primeiro os três objetivos propostos no jogo.

 

 

Exibições: 498

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Carlos Alberto Santos Marques em 8 fevereiro 2011 às 10:15

Saudações Fabrício:

Achei muito interessantes os jogos. Favor informar como acessá-los?

Grande abraço. Do amigo Carlos

Qua Saúde e Paz de Espírito sempre te acompanhem!

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço