Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Culpa é Nossa - Extermínio da Manufatura Brasileira

O exterminio de nossa  manufatura  começa quando  acaba  a política de  substituição de importações  (  de vigorou de Vargas  aos  governos que  iniciaram-se  em  64).  Mais exatamente ,  começa com o  caçador  de marajás, que acabou com nossas  carroças,   e  como consequência,  hoje  usamos  caras  carruagens, defasadas  tecnologicamente, e que custam em  média o dobro do que custam  lá  fora. Hoje  , mais  do que nunca,  nossa  política  econômica    vem  ditada  de  fora. O  conceito de pátria  não  é muito comum no grupo que vem governando desde  1989. Esqueceram que  o  governo  Collor  extorquia empresários  brasileiros  para  permitir que eles  continassem  a ser  empresários? Pelo critério do BIG MAC , incluindo o efeito do  PIB  per  capita, o REAL  (  na verdade  o  IREAL) está sobre-valorizado em 149%  (!)  (  ver "Currency comparisons, to go"  The Economist ,  http://www.economist.com/blogs/dailychart/2011/07/big-mac-index , quando é incluido o PIB per capita. A  chita  aqui  deve  estar  sobre valorizada  em 149%. Isso vale  para  as  cuexas  também.

Nos  EUA , no Reino  Unido, o BIG Mac  custa  em  dólares , 4,07, aqui  custa 6,16. Na China  o  BIG  custa 2,27. A  conclusão , baseada  no  critério, é que  o YUAN não está  abaixo do valor  real em relação ao  dólar, e que o IREAL ,  sim, está  super-valorizado em  "apenas"  149%.  Na entrevista " Europa  impõe  neocolonialismo à  Grécia" , com o economista chileno Gabriel Palma, 64, professor da Universidade de Cambridge (Reino Unido). consta :

"Estamos vivendo uma situação em que os países, incluindo China e Índia, deverão cuidar mais de seus mercados domésticos como motor de crescimento. Nessa situação é imperdoável o que o Brasil fez com sua indústria manufatureira. Em 1980, o valor da produção manufatureira brasileira em dólares era igual que a soma da China, Índia, Coreia, Malásia e Tailândia. Hoje é 10% dessa soma.

Vemos então que o processo de extinção da manufatura no Brasil, vem, de longa  data ,e  acelera-se  no período pós  Collor.

Sugiro que paremos , se  é que entendo bem o que está acontecendo, de  colocar a  culpa  ,de certa  forma,  na  competição  por parte  da  China. Eles não impõe o custo Brasil nem o juros  absurdos, os maiores  do planeta,  que alegram tanto  participantes dessa  agiotagem oficializada, com seus  spreads de  10%  ao mês  nos cartões  de  crédito. Esse papo  do Mantega é  furado:  ele sabem bem o que faz  , e participa do esquema da  super-valorização do Real e da  prática  dos  juros  extorsivos. Os empresários tem que fazer  de conta que acreditam nas  suas  ofertas..Esse  é nosso Brasil. O País do faz-de-conta. Pátria?  É coisa  de milico...

 

Exibições: 175

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço