Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A diferença técnica entre corantes e pigmentos têxteis

Incrivelmente em pleno final do ano de 2010 ainda existem pessoas que se dizem técnicos confundindo corantes com pigmentos têxteis.
Corantes são matérias de coloração que atuam com no íntimo das fibras e devem ser adicionadas mediante o grau de saturação da cor. Já em se tratando dos pigmentos os mesmos promovem a ligação pelo ligante entre o substrato e o elemento de coloração geralmente insolúvel.
Os pigmentos são normalmente utilizados para o segmento de estamparia têxtil influenciado pela matiz, força de atuação e principalmente a solidez de cada cor em específco pois ainda não existe a expressão pigmentos são todos iguais.
E em se tratando de corantes a coisa é bem mais complexa do que se imagina; um fator gravemente esquecido é a forma de se aplicar: muitos picaretas fervem o banho e depois adicionam os corantes e nem sabem como que se é montada uma tricromia; estes fatores proporcionam desigualdade de cor e a irreprodutibilidade exata.
Saturação também são pontos importantes, muitos deles envolvidos pela forma de aplkicação/geraçào da cor:

a) Esgotamento;
b) Estamparia;
c) Foulardagem

Não vamos nos esquecer dos pigmentos por esgotamento: muito usado nos anos 90 a cationização, vislumbrado pelo saudoso Sandene TI da Sandoz (Cationizador) este bombardeava o substrato a 60 C com cargas positivas para que o pigmento tivesse aderência ao artigo. Mas isto é um outro assunto.

Exibições: 1429

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço