Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano VII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano VII

A HISTÓRIA DA TECELAGEM ARTESANAL NO BRASIL


Reprodução de texto - Pesquisa


por Gilberto Lanzelotti



http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&biw=985&bi...

A tecelagem manual é provavelmente uma das artes mais antigas. Os vestígios texteis antigos encontrados datam de 5000 a.c e revelam características dos povos nas etapas e objetos de preparo da fiação (rocas, cardas, urdideiras) e da própria atividade da tecelagem (teares rudimentares).


No Brasil a tecelagem manual agregou valores das principais etnias formadoras de nosso povo.

Na época do descobrimento, os portugueses observaram que os nativos já trabalhavam a arte de trançar fibras vegetais de forma criativa e primitiva.

Com a colonização e a vinda dos jesuítas para catequizar os indíos, os padres começaram a preocupar-se em vestir os indígenas e o Padre Manuel da Nóbrega trouxe artesãos, teares, técnicas e todo aparato necesśario para o desenvolvimento de tecelagens. O algodão então assume destaque como cultivo sendo a material prima mais importante para fazer tecidos que iriam vestir os indígenas e posteriormente os escravos.

No século XVIII, correspondente ao ciclo da mineração havia uma grande necessidade de concentrar a mão de obra nas minas de ouro e lavoura pois as riquezas eram enviadas a Coroa Inglesa e por acordos comerciais Portugal era obrigado a importar tecidos da Inglaterra. A atividade da tecelagem foi proibida por Da. Maria I que em 1785 decretou a queima de todos os teares. Este decreto foi revogado por D. João em 1809 e assim a indústria de tecelagem nacional renasceu.

Minas Gerais foi um dos estados que mais absorveu as técnicas de tecelagem manual e dentro deste estado surgiram inúmeras organizações domésticas, onde o papel da mulher foi fundamental.

 

 

Exibições: 72

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano VII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano VII

Textile Industry

O Maior Portal de Informações Têxteis e do Vestuário do Brasil

© 2014   Criado por Textile Industry.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço