A Ideia | Ana Fontes: “Achava que a experiência corporativa abriria portas”

Fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora relembra os fracassos dos primeiros primeiros empreendimentos.

Ana Fontes

Ana Fontes nasceu em Igreja Nova, no Alagoas, em uma família composta por mais nove irmãos. Dois deles morreram e, quando ela tinha quatro anos de idade, se mudou com os pais e os outros sete irmãos remanescentes para São Paulo.

Na infância, sempre teve o sonho de trabalhar com comunicação, mais especificamente na bancada de um telejornal. Conforme foi crescendo, a vontade migrou para a de ter um emprego em uma grande empresa. Foi esse o caminho que se materializou, depois de cursar a faculdade de publicidade e propaganda.

Apesar de ter conseguido se firmar no marketing de empresas como a Volkswagen, Ana se deparou com múltiplas situações que a fizeram enxergar o problema da desigualdade de gênero no mundo corporativo. Resolveu, então, empreender.

Mas as duas primeiras tentativas de negócios próprios deram errado. Foi somente na terceira que ela emplacou o negócio que comanda há 15 anos: a Rede Mulher Empreendedora (RME), plataforma de fomento ao empreendedorismo feminino que já movimentou mais de R$ 50 milhões em renda para mulheres.

Nesta entrevista ao podcast A Ideia, Ana relembra os percalços de sua trajetória, dá dicas para quem deseja empreender e fala mais sobre seu estilo de liderança.

Além da RME, é fundadora do Instituto RME, vice-presidente do conselho do Pacto Global da ONU Brasil, e membro do Conselhão da Presidência da República. Também é presidente do W20, grupo de engajamento do G20 e conselheira da Seguros Unimed e da UAM/Grupo Ânima.

É autora do livro Negócios: um assunto de mulheres – A força transformadora do empreendedorismo feminino e apresentadora do podcast Substantivo Feminino.

https://www.meioemensagem.com.br/videos/a-ideia-ana-fontes-achava-q...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

 

Exibições: 18

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço