Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Liderança e o Compromisso com a Excelência

A Liderança e o Compromisso com a Excelência

 

O compromisso com a excelência não é apenas o de ter uma empresa organizada, limpa, enxuta e lucrativa, tampouco é apenas atender bem os clientes, saldar os compromissos ou algo similar. Compromisso com a excelência é tudo isto e muito mais: é uma questão de ter valores elevados levados a sério, uma atitude estratégica, e um compromisso pessoal de fazer acontecer.

É também uma questão de possuir profissionais competentes, motivados e atenciosos, produtos e serviços que cumprem o que prometem excelência no atendimento, na gestão de pessoas, na liderança e muito mais. Compromisso com a excelência é antes de tudo uma visão motivadora que inspira aos que ali trabalham a buscar a excelência em tudo o que fazem, bem como em suas relações com os demais, sejam eles colegas, superiores, clientes, acionistas ou outros. Não devemos confundir a busca da excelência com definições bonitas de visão, missão e objetivos, por mais que isto seja muito importante quando feito com seriedade e desejo de melhorar ainda a organização.

Mais importante do que estes conceitos, é ter capacidade de conseguir promover uma mentalidade e gerar sentimentos que levem ao real comprometimento das pessoas envolvidas, pois com certeza são elas que vão fazer a real diferença entre um trabalho, produto ou serviço comum, normal ou de excelência, e fazer isto é no mínimo função de todos aqueles que exercem alguma liderança na organização, seja ela oficial ou não. Este processo de transformação deve começar com cada um de nós, principalmente com aqueles que têm a capacidade de influenciar as pessoas, que mobilizem seus corações e mentes em busca de algo maior, mais elevado e grandioso.

A busca da excelência deve ser uma força mobilizadora poderosa, que faça cada pessoa se superar constantemente em suas atitudes e suas ações, gerando resultados que agreguem e satisfaçam plenamente todos envolvidos. Deve-se lutar acima de tudo contra a mediocridade, o conformismo e o negativismo, inimigos diretos da inovação, da evolução e da excelência. Lembre-se que as empresas podem ser pequenas, mas a mente das pessoas que ali trabalham devem ser grandiosas, visionárias e ousadas.

 

Quando as pessoas sonham juntas e seus sonhos são estimulantes, com certeza estas pessoas farão coisas extraordinárias e isto fará a grande diferença não só nas empresas que trabalham, mas também na vida daqueles que convivem com eles e na sua comunidade. Para isto é preciso que pessoas assumam a liderança, criem propósitos, compartilhem objetivos e contribuam com o trabalho e a vida dos demais.

Pessoas assim lideram efetivamente, pois são exemplos vivos de determinação, dedicação e positividade na ação. Devem respeitar cada ser humano, mesmo que discordando de suas idéias e comportamentos, e precisam estabelecer as metas juntamente com suas equipes, pois somente assim terão o comprometimento dos mesmos na busca da excelência. Assim, na medida em que a empresa possui líderes que motivam a busca da excelência, ela também passa a satisfazer mais seus clientes, e pode ganhar mais dinheiro, se manter mais segura no mercado, pagar melhor seus funcionários, contribuir mais com a comunidade e saber que realizou sua missão. Isto tudo porque houve um verdadeiro comprometimento com a busca da excelência, com seus clientes e colaboradores

 

SUCESSO A TODOS!

Exibições: 105

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço