Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A relação entre as mudanças climáticas e os vírus de adaptação

A mudança climática é um perigo abrangente que ameaça a humanidade. Nos últimos anos, as consequências maciças de danos climáticos irresponsáveis ​​contribuíram para desastres naturais em todo o mundo. Somente nos EUA, houve incidentes climáticos e climáticos de 18 bilhões de dólares de janeiro a setembro de 2021.

Agora, entramos no segundo ano de uma pandemia global que continua a se adaptar e persistir. Essas lutas contra as mudanças climáticas e os contágios virais estão mais conectadas do que você imagina, e progredir em uma frente pode afetar a outra.

Aqui, exploramos a relação entre as mudanças climáticas e a adaptação de vírus à medida que procuramos melhores maneiras de nos proteger.

Como as mudanças climáticas e os vírus de adaptação estão ligados

Se você ficar de olho nas notícias, saberá que as mudanças climáticas continuam a acelerar a taxas mais rápidas do que nunca. Todos os anos, temperaturas recordes se combinam com desastres naturais para criar condições horríveis para plantas, animais e pessoas. Ao longo de 2021, passamos por crises massivas , incluindo o furacão Henri, que deixou 42.000 moradores de Rhode Island sem energia e uma seca histórica cobrindo 93% do oeste que continua neste novo ano.

Enquanto isso, estamos no segundo ano da pandemia do novo coronavírus e as coisas ainda não parecem ter um fim à vista. O vírus conhecido como COVID-19 adaptou algumas variantes diferentes, incluindo as variantes Delta e OMICRON notavelmente potentes, que ameaçam o progresso feito no combate à disseminação do COVID por meio de lançamentos de vacinas. As vacinas funcionam para inocular indivíduos do pior do vírus, mas as adaptações virais estão dando ao COVID um novo potencial de disseminação.

As duas ameaças iminentes da mudança climática e dos vírus adaptativos pairam sobre a consciência pública no momento, e ainda assim muitos não percebem que esses dois problemas são frequentemente exacerbados pelas mesmas práticas. As mudanças climáticas e os comportamentos que as causam também estão criando oportunidades para que novos vírus se espalhem pelo mundo.

Aqui estão dois exemplos.

Desmatamento

O desmatamento é uma prática insustentável acontecendo a uma taxa de 15 bilhões de árvores a mais a cada ano que passa. Com cada árvore que cortamos, liberamos CO2 armazenado da casca para o ar e destruímos os benefícios de absorção de carbono que vêm com as florestas. A maior parte desse esgotamento de recursos está ocorrendo na Amazônia, onde plantas e animais vivem há milhares de anos em relativa reclusão, desenvolvendo seus próprios vírus e anticorpos locais.

Os humanos, no entanto, nunca foram introduzidos a muitas dessas doenças, que podem ser zoonóticas, o que significa que podem ser transferidas de animais para humanos. Esta é uma hipótese proeminente para as origens do vírus COVID-19, que se acredita ter vindo de um morcego selvagem.

Os vírus se adaptam para sobreviver em novas condições. O desmatamento tira as velhas condições e as substitui pela nossa cultura urbana globalizada. Isso facilita o início das pandemias.

Geleiras derretendo

Na mesma linha, nossa indulgência excessiva com a poluição insustentável e a queima de combustíveis fósseis levaram ao derretimento das geleiras, uma bomba-relógio de problemas de saúde pública.

Os cientistas constatam consistentemente que, graças à atividade humana nos últimos 200 anos – à medida que a industrialização cresceu – a quantidade de dióxido de carbono no meio ambiente aumentou 40%, enquanto os níveis de metano aumentaram exponencialmente. Essas condições aquecem o mundo e fazem com que a massa das geleiras recue significativamente. Não só o desaparecimento das geleiras tem implicações graves para os habitats (incluindo habitats humanos), mas a adaptação de vírus é uma ameaça que também pode emergir do gelo.

De fato, vírus de até 15.000 anos foram encontrados no gelo das geleiras. Por tanto tempo removidos de um ecossistema maior, esses vírus são diferentes do que nossos corpos estão acostumados ou preparados para combater. Em outros casos, os vírus da varíola e da gripe espanhola ainda intactos foram descobertos em tecidos de 100 anos. Esses são vírus para os quais, embora tenhamos tratamentos, partes do mundo sofrerão desproporcionalmente com um surto.

A liberação de formas antigas de vírus pode causar estragos em nossos sistemas imunológicos adaptados no pior cenário. É por isso que os epidemiologistas — especialistas em doenças virais , sua disseminação e seu tratamento — têm interesse no estado do clima além de qualquer ligação pessoal com a natureza.

À medida que a humanidade enfrenta essas ameaças gêmeas de mudança climática e vírus de adaptação, é importante delinear exatamente o que está em jogo. O COVID-19 tem sido difícil para todos nós convivermos. No futuro, o desmatamento desregulado e o derretimento das geleiras podem adicionar combustível ao fogo de habitats perdidos e doenças zoonóticas que se espalham pela população.

Como podemos nos proteger melhor

Felizmente, estamos melhor posicionados do que nunca para reduzir a tendência da indústria insustentável e, assim, mitigar o risco de mudanças climáticas e vírus adaptativos. a energia renovável é limpa, estável e para onde devemos nos adaptar totalmente para reconhecer nossos limites planetários. E o custo das energias renováveis ​​caiu 80% desde 2010 , tornando-as agora uma das fontes de energia mais acessíveis e desejáveis ​​do mercado.

Enquanto isso, soluções climáticas inspiradas na natureza continuam a ser implementadas por uma série de governos, organizações sem fins lucrativos e indivíduos inspiradores. O futuro não precisa ser sombrio com as proteções certas e as melhores práticas favoráveis ​​ao clima. Aqui estão apenas alguns:

  • Use energia renovável para alimentar sua casa ou empresa.
  • Compre produtos reciclados e pratique a reciclagem.
  • Apoie políticas e processos de negócios sustentáveis ​​com seu voto e poder de compra.
  • Use apenas o que você precisa e encontre gratidão pelo que você tem.
  • Veja como suas ações afetam todo o ecossistema e, se não tiver certeza de como, faça algumas pesquisas e inicie conversas com colegas.

Ao reduzir nosso consumo de recursos naturais, podemos reduzir as mudanças climáticas e a disseminação de alguns vírus adaptativos que ameaçam nosso futuro. As mudanças climáticas e a saúde pública estarão para sempre ligadas pelas consequências da indústria irresponsável. Faça a diferença abraçando as escolhas positivas da natureza hoje.

por Adrian Johansen 

https://biomimicry.org/the-relationship-between-climate-change-and-adapting-viruses/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço