Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Abertura de novos cursos de EJA e estudo sobre potencial da bioeconomia

Confira os destaques da semana das federações das indústrias. Você encontra atividades e novas oportunidades de vagas.

Abertura de novos cursos de EJA e estudo sobre potencial da bioeconomia

A semana da indústria começou a todo vapor! Foram abertas novas vagas de cursos profissionalizantes e opotunidades segmentadas. Alunos do SESISENAI e IEL foram premiados, evidenciando a qualidade do ensino profissional.

SENAI/MA oferta cursos profissionalizantes para público LGBTQIA+

 “É muito difícil você ver um projeto voltado para o público LGBTQIA+ no nosso estado. Essa iniciativa nos dá uma grande expectativa de conseguirmos um espaço no mercado de trabalho e a nossa valorização. Já perdi oportunidade por preconceito. Espero que novas chances possam surgir para todos”, é o que enfatiza Camila Aguiar, homem trans, aluno da turma de Assistente de Recursos Humanos do Projeto “Transformação”: Promoção de Empregabilidade para LGBTQIA+ e Mulheres Negras, que teve sua aula inaugural na segunda-feira (09), na unidade do SENAI-MA, no Monte Castelo.

O projeto é promovido pelo Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) em parceria interinstitucional com a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) e Ministério Público do Maranhão (MPT/MA).

O programa oferta cursos de Assistente Administrativo (160h) e Assistente de Recursos Humanos (180h) para 50 pessoas do público LGBTQIA+ e mulheres negras. As turmas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MA) e contam com 25 alunos cada. 

O SENAI/MA vem trabalhando com projetos para este público, por meio do Programa SENAI/MA de Ações Inclusivas (PSAI). A finalidade é promover condições de equidade que respeitem a diversidade inerente ao ser humano (gênero, raça/etnia, maturidade, deficiência, entre outras características ligadas à vulnerabilidade social), visando à inclusão e à formação dessas pessoas nos cursos do SENAI/MA. 

Para conhecer mais sobre a iniciativa, acesse o site da FIEMA.

imagem colorida de pessoas diversas, em pé, com roupas coloridas

SESI/RO abre novos cursos do EJA

O Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede SESI de educação para os níveis Fundamental I e II e Médio, recebeu aprovação da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).

A partir de agora, novas ofertas estarão disponíveis em âmbito nacional. Em Rondônia, a partir do mês de novembro, já está programada a abertura de 80 vagas para a EJA de Ensino Médio, no município de Vilhena.

O curso, totalmente gratuito, será ministrado em atendimento ao Projeto EJA Profissionalizante, na modalidade Ensino à Distância – EAD, que corresponderá a 80% das aulas, e 20% delas, em formato presencial.

As inscrições devem começar em novembro, com previsão do início das aulas, para o dia 29 de janeiro de 2024. Nos dias de aulas presenciais, elas serão ministradas das 18h às 22h. No ato da matrícula, o candidato deverá

  • ter idade mínima de 18 anos
  • apresentar duas fotos 3x4 atualizadas;
  • apresentar carteira de identidade e CPF;
  • apresentar histórico escolar original ou comprovante de escolaridade de conclusão do Ensino Fundamental II, e
  • apresentar comprovante de residência atualizado com o Código de Endereçamento Postal (CEP) válido.

Para saber mais, acesse o site da FIERO.

imagem colorida de casa

FIEC promove Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha

O 50º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, que acontecerá de 25 a 27 de outubro de 2023, na cidade de Fortaleza, no Ceará, promete superar as metas alcançadas em suas últimas edições, já que empresários de todo o Brasil – com destaque para a região nordeste - e do continente sul americano, voltam suas atenções para a programação do evento.

Diante de um aceno importante de que a economia começa a voltar aos trilhos, o 50º Encontro Nacional promete ser a oportunidade perfeita para a geração de negócios e atualização de tecnologias e conhecimento.

As associações de cerâmica do Paraguai, Argentina e Colômbia, foram convidadas para que se juntem à Anicer no esforço de impulsionar a participação dos ceramistas dos países vizinhos no encontro. Além disso, o sindicato de cerâmica do Ceará – Sindcerâmica - está mobilizando seus parceiros e associados para que participem dos Fóruns e Minicursos do evento.

Local escolhido para a realização do Encontro, o Centro de Eventos do Ceará receberá os visitantes, que poderão entrar em contato com o que há de mais moderno no mercado. Se inscreva através do site do evento.

Abertura de novos cursos de EJA e estudo sobre potencial da bioeconomia

Alunos do SESI/AL conquistam prêmios em duas feiras científicas nacionais

A criatividade e a capacidade de inovar que as escolas da Rede SESI em Alagoas desenvolvem entre seus alunos vêm conquistando reconhecimento em todo o Brasil. De Recife a Santa Catarina, os projetos de iniciação científica ganharam vários prêmios em menos de 15 dias, sendo contemplados em diferentes áreas do conhecimento, um orgulho para a educação alagoana.

O resultado não é fruto do acaso. A diretora de Educação e Tecnologia do SESI/SENAI, Cristina Suruagy, explica que as escolas SESI Cambona e SESI/SENAI Benedito Bentes investem, fortemente, em iniciação científica desde o ensino fundamental, quando os alunos já começam a se instigar na resolução de problemas. E essas vitórias, afirma, mostram que o caminho está correto.

“As escolas SESI, aqui em Alagoas, trabalham fortemente na busca dessas soluções, através do raciocínio, da curiosidade, da criatividade, da aplicação do que eles aprendem em sala de aula. Então, para a gente, é muito mais do que uma vitória, do que o orgulho e a satisfação de ver esses meninos galgando esses degraus. Isso nos dá a certeza de que as escolas do SESI fazem, de fato, uma diferença na vida dos alunos em busca do mundo do trabalho”, declarou.

Para saber mais sobre a vitória, acesse o site da FIEA.

Evento realizado pelo SESI Amapá vai reunir trabalhadores da indústria em disputa esportiva

Com inscrições gratuitas, a edição 2023 dos Jogos do SESI Amapá começa dia 28 de outubro. O evento, voltado para os trabalhadores da indústria, tem o objetivo de estimular a prática esportiva e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes. As modalidades da competição deste ano são: futebol, futsal, tênis de mesa, bilhar, dama e dominó.

A atividade faz parte do cronograma de ações anuais organizadas pelo setor de Promoção da Saúde do SESI, cujo intuito é contribuir para o aumento da produtividade dos funcionários de empresas industriais, diminuir afastamentos e proporcionar momentos de integração e lazer.

Os jogos vão acontecer na área de esportes da instituição, no período de 28 de outubro a 5 de dezembro. Quem desejar participar pode solicitar e enviar suas fichas de inscrições, de forma gratuita, por meio do WhatsApp: (96) 98415-5300.

imagem colorida de homem negro com camiseta laranja, comemorando

Estudo realizado pelo SENAI CETIQT mostra pontecial da bioeconomia

O Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras, em parceria com a ABBI, o Cenergia/UFRJ, o CNPEM e a Embrapa, avaliou algumas oportunidades de bioinovação, com base na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e na obtenção de resultados decorrentes da bioeconomia, no contexto da transição energética no Brasil, e estimou os investimentos necessários e as potenciais receitas geradas.

Os resultados indicaram que a implementação da bioeconomia pode gerar ao Brasil um faturamento anual industrial de cerca US$ 284 bilhões até 2050.

O estudo avaliou e comparou três potenciais trajetórias para o país, sendo elas:

  • Cenário Políticos Correntes, que analisou a manutenção das atuais políticas brasileiras e o respeito à Contribuição Nacionalmente Determinada, proposta no âmbito do Acordo de Paris sobre o Clima; 
  • Cenário Abaixo de 2°C, que considerou a possibilidade da biomassa passar a ser a principal fonte de energia para a implementação de tecnologias de baixo carbono nos principais setores da economia brasileira, em cumprimento ao Acordo de Paris, com o objetivo específico de limitar o aumento da temperatura terrestre “bem abaixo dos 2 ºC” até o final do século;
  • Cenário Potencial da Bioeconomia, tido como o cenário originário do estudo, ele mostrou como a bioeconomia e a transição energética se complementam e inserem tecnologias biorrenováveis a partir do cenário “Abaixo de 2 ºC”.

Desde sua criação em 2016, o ISI Biossintéticos e Fibras tem se posicionado como um ator relevante em pesquisa, desenvolvimento e inovação na bioeconomia, desenvolvendo tecnologias de fronteira e estudos que suportam seu advento.

Acesse o estudo completo junto à ABBI e demais parceiros:

Identificação das Oportunidades e o Potencial do Impacto da Bioeconomia para a Descarbonização do Brasil.pdf(1,7 MB)

FIEMT desenvolve ações e se torna referência em soluções agroindustriais

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso tem desenvolvido ações e projetos para impulsionar a agroindústria no estado, se tornando nova referência nacional em soluções para o setor no país.

Para debater o avanço dessa agenda, dirigentes do Departamento Nacional (DN) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), cumpriram agenda de dois dias 9 e 10 de outubro nas cidades de Campo Verde, Primavera do Leste e Cuiabá, conhecendo de perto a realidade regional.  

Compareceram o diretor-geral do SENAI, diretor-superintendente do SESI e o presidente do Conselho Administrativo do BNDES, Rafael Lucchesi; diretor de operações do SENAI, Gustavo Leal; Diretor de Operações do SESI, Paulo Mól; e Superintendente de Educação Profissional do SENAI, Felipe Morgado.

Mato Grosso é o maior produtor agrícola do país, com liderança nas safras de soja, milho e algodão. Com relação aos grãos, só o estado é responsável por cerca de 30% de toda produção nacional. Já cerca de 70% de todo algodão produzido no Brasil é mato-grossense.

Na contramão do cenário nacional que apresenta desaceleração da indústria, Mato Grosso tem registrado crescimento da sua produção industrial e esse resultado é puxado especialmente pelos setores agroindustriais.

Para mais informações sobre as ações, acesse o site da FIEMT.

Abertura de novos cursos de EJA e estudo sobre potencial da bioeconomia

Como participar do Brasil Indústria? 

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela agência de notícias da indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: agenciacni@cni.com.br. 

Abertura de novos cursos de EJA e estudo sobre potencial da bioeconomia

Exibições: 29

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço