Psicólogo organizacional e autor de best sellers, Grant enfatiza papel de reconhecer o potencial oculto para impulsionar a inovação e o sucesso.
Como desbloquear o potencial oculto em pessoas e organizações? Foi com essa provocação que Adam Grant, psicólogo organizacional, professor adjunto da Wharton School (Universidade da Pennsylvania) e autor de best sellers como “Pense de Novo”, iniciou sua apresentação no SAS Innovate*, que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos. A fala de Grant revelou insights para reconhecer e aproveitar capacidades latentes, oferecendo um roteiro para o crescimento pessoal e profissional.
Grant lembrou das oportunidades perdidas em organizações renomadas como BlackBerry e Kodak, todas vítimas de disrupção digital. Ele enfatizou o papel crucial de reconhecer o potencial oculto, tanto em indivíduos quanto em ideias, para impulsionar a inovação e o sucesso. “O início do desbloqueio do potencial oculto vem da mudança da sua rede”, afirmou Grant, introduzindo o conceito de uma “rede de desafios”, um grupo de críticos ponderados essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Ele, então, falou sobre as dinâmicas das relações interpessoais, distinguindo as pessoas entre doadores e tomadores em ambientes profissionais. “Você quer saber quais são suas intenções”, questionou, prosseguindo: “cultive relacionamentos com doadores discordantes, que oferecem insights importantes e desafiam o pensamento convencional”.
Tema central da tese de Grant, e tema do seu mais novo livro “Potencial oculto: Como extrair o melhor de você e dos outros”, está a importância da segurança psicológica na promoção da criatividade e inovação. “O fundamento da construção da segurança psicológica é incentivar as pessoas a levantarem problemas, mesmo que você não saiba como resolvê-los ainda”, elucidou Grant, defendendo uma cultura em que o feedback franco é valorizado e abraçado.
Além disso, ele também destacou as limitações dos métodos tradicionais de brainstorming, defendendo o “brain writing” individual como um método mais efetivo de geração de ideias. Ao permitir que as pessoas gerem ideias de forma independente, antes da colaboração em grupo, essa abordagem maximiza a criatividade e a diversidade de pensamento, essenciais para desbloquear potenciais ocultos, acredita ele.
Um destaque da palestra de Grant foi sua ênfase em repensar a mentalidade, instando os participantes a adotarem uma abordagem científica para a tomada de decisões. “Aprender a pensar como um cientista os liberta dessas armadilhas”, disse Grant, citando pesquisas que demonstram a eficácia do pensamento científico na condução do sucesso organizacional.
Grant forneceu, então, cinco dicas para desbloquear seu potencial oculto. Confira:
1. Construa uma rede de desafios
Cerque-se de críticos ponderados que ofereçam feedback valioso e desafiem o pensamento convencional.
2. Crie segurança psicológica
Fomente um ambiente onde os indivíduos se sintam à vontade para levantar problemas e oferecer feedback sincero sem medo de retaliação.
3. Traga as melhores ideias para a mesa
Incentive a geração independente de ideias antes da colaboração em grupo para maximizar a criatividade e a diversidade de pensamento.
4. Torne o desconhecido conhecido
Reformule ideias desconhecidas usando analogias ou contextos familiares para melhorar a compreensão e a aceitação.
5. Repense sua mentalidade
Adote uma abordagem científica para tomada de decisões, abraçando a curiosidade e a humildade para impulsionar a inovação e o crescimento.
*A jornalista viajou a convite do SAS
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI