Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

pH

A água pura contém, além de moléculas inalteradas de H20, íons formados por dissociação das moléculas,conforme a equação: H2O= H+ + (OH)ˉ.Os íons hidrigênio H+ e hidroxila (OH)ˉ estão presentes em igual número, sendo sua concentração, à temperatura ambiente, de 0,000 0001 ions x g/L.

Soluções aquosas de ácidos,bases ou sais igualmente apresentam moléculas inalteradas e moléculas dissociadas em íons.Assim,uma solução N/10 de ácido clorídrico ( ou muriático) contém,aproximadamente,10% de moléculas inalteradas de HCL E 90% de moléculas dissociadas em íons H+ e Cl-.

Todos os sais em solução aquosa são grandemente ionizados,sendo que um dos íons,derivado de um ácido ou de uma base fraca ( ácido + base = sal) sempre reage,em parte,com cada íon hidrogênio ou hidroxila presente na água, para dar o indissociado ácido ou base livre,permitindo uma preponderância de íon residual,derivado da água,na solução.Deste modo, o acetato de sódio dá íons sólidos e acetato,e sendo os últimos derivados de um ácido fraco, o ácido acético,resulta uma reação alcalina na solução.

A medida do valor do pH de uma solução pode ser obtido com a ajuda de uma corrente elétrica ( pHmetro,potenciômetro) ou por soluções indicadoras, ou através da mudança de cor de papéis reativos.

A água de alimentação das tinturarias e estamparias deverá ser neutra,sendo que a maioria das águas subterrâneas já possuem pH entra 6 e 8.

O material têxtil a ser beneficiado,deve percorrer soluções com pH de valores bem diversos, a serem observados e controlados para a obtenção dos resultados desejados.Assim, a proteção de materiais têxteis, a montagem de corantes,e outras reações,dependem muito do valor do pH da solução respectiva, o qual pode ser diminuído por ácidos, ou elevado por álcalis,sendo que no caso das águas de caldeiras as correções serão efetuadas respectivamente por descargas de fundo ou por álcalis.


Alcalinidade

A alcalinidade na água é,em linhas gerais,sua capacidade de neutralizar ácidos.Não deve ser confundida com pH,pois uma água com pH abaixo de 7 pode ter alguma alcalinidade,a qual é devida quase sempre aos bicarbonatos,apesar de ser expressa em mg/L de carbonato de cálcio.

A alcalinidade total das águas é normalmente determinante por titulação ao metil-orange,uma vez que a reação à fenolftaleina é raramente positiva,com exceção da água de caldeiras,em que está presente a alcalinidade à fenolftaleina.Deste modo determina-se deduzindo-se a alcalinidade devida aos hidróxidos (OH),chamada alcalinidade hidróxida,através da fórmula P-M = OH.

Quando insuficiente,a alcalinidade hidróxida faz com que a sílica,ao invés de ficar dissolvida,adira aos metais,formando incrustrações silicosas.Quando em excesso provoca,por fragilidade caustica,o desgaste de certas partes metálicas.


Gases Dissolvidos

Certos corantes são decompostos por oxidação,quando a água for rica em oxigênio dissolvido.

O dióxido de carbono (CO2) livre,sendo facilmente solúvel na água,forma ácido carbônico, que dissocia íons de hidrogênio,abaixando o Ph.Deste modo, o dióxido de carbono,assim como os sais ácidos e o oxigênio, tem ação corrosiva sobre superfícies,chapas,tubulções e rebites metálicos.

É rara a presença de ácidos minerais livres em águas subterrâneas,sendo quase nula a quantidade de oxigênio nelas existente.


Cloretos

O teor de cloretos na águqa pode limitar o seu uso é o caso de poços próximos ao mar.Um índice relativamente alto pode ser tolerado, o que não acontece nas caldeiras,em que esse teor deve ser controlado, sob pena de causar sérios problemas.


Sílica

A sílica não contribui para a dureza, mas os silicatos de cálcio ou de magnésio podem se depositar na caldeiras,formando incrustrações silicosas.Além disso, o óxido de sílico é prejudicial, porque impede a deposição do corante sobre a fibra.


Ferro

Praticamente todas as águas contém algum teor de ferro,presente sob a forma de ferro ferroso,que durante o processamente industrial pode se oxidar,passando a ferro férrico,danoso nas tinturarias,principalmente da lã,por provocar manchas na lavagem,no alvejamento ou no tingimento,além de ser cortado o efeito da água oxigenada utilizada no alvejamento.

Desse modo,vários processos industriais não podem tolerar mais do que 0,10 ppm de ferro.


Matéria orgânica

Além de diminuir a resistência das fibras,a matéria orgânica prejudica o branqueamento e age sobre os corantes.Se a água contiver ainda bicarbonatos de ferro, de alumínio e de cálcio,pode-se dar a combinação dos ácidos orgânicos com os cátions desses sais,com a formação de precipitados nocivos ao beneficiamentos.

Exibições: 477

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço