Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sólidos dissolvidos

A quantidade de matéria solúvel presente na água pode limitar o seu uso,sendo de modo geral aceita a água que tiver até 200 ppm de sólidos dissolvidos.Dentro da caldeira as impurezas vão se concentrar até ultrapassar os limites de solubilidade,quando se precipitam,aderindo às paredes de metal e causando incrustrações.

Sólidos em suspensão

As partículas grosseiras visíveis na água,e que decantam como repouso,são sempre indesejáveis.Também originam incrustrações à superfície do metal da caldeira.

Turbidez
Consiste na perda de brilho ou de limpidez da água,devido à presença de matéria finamente dividida,geralmente colóides,cuja presença pode limitar o uso do líquido.


Dureza

Cálcio e magnésio causam quase toda a dureza da água,sendo águas duras aquelas cujo conteúdo de sais de cálcio e de magnésio é elevado,como é o caso,por exemplo,da água do mar.

Distinguimos dois tipos de dureza: a temporária ou passageira,e a permanente cuja soma constitue a dureza total.A primeira é constituída por bicarbonatos de cálcio e de magnésio,que são eliminados por fervura,através de sua transformação em carbonatos insolúveis que se precipitam.A última formada por sulfatos,cloritos e nitratos de cálcio e magnésio, não pode ser removida através de ebulição,devendo os sais de magnésio serem eliminados,pois com os sabões,álcalis,corantes forma combinações insolúveis,conduzindo a resultados defeituosos.

Pode se comprovar a dureza da água pela quantidade de sabão necessária para produzir espuma.Assim na água branda o sabão espuma com facilidade e na água dura é necessária para isso uma quantidade excessiva.
A deficiência na produção de espuma,ou seja,na atividade do sabão , é conseqüência dos sabões calcáreos,formados por combinações insolúveis (precipitados) dos sais de cálcio e de magnésio com o sabão.Assim,somente após a total precipitação de tais sabões é que se inicia a ação espumante.Como o precipitado calcáreo adere,causando barraduras sobre o material têxtil,é necessário um tratamento prévio (abrandamento) para eliminação da dureza excessiva,a água dura resulta também na foramção de encrustrações no recipiente em que esteja sendo aquecida,como é o caso das caldeira à vapor.

Para expressar quantitativamente a dureza da água é usual calcular os compostos de cálcio e de magnésio em termos de sua equivalência de carbonato de cálcio ou de óxido de cálcio.Deste modo, a dureza pode ser indicada em ppm ou mg/L de carbonato.

A água com dureza menor que 50 mg/L de carbonato de cálcio pode ser considerada branda,é recomendável as indústrias que utilizam sabão em grandes quantidades remover a dureza acima desse valor.

Águas com valores acima de 100 a 150 mg/L de carbonato de cálcio de dureza provocarão,com sua ebulição,incrustrações calcáreas consideráveis nas caldeiras à vapor.De fato,com a fervura os sais cálcareos se precipitam,primeiro em pó fino,que se tranforma em lama,que pouco a pouco se aglomera,enrijecendo e depositando-se em estado sólido,sobre as paredes da caldeira,tubos e balões.

Exibições: 836

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço