Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Algodão, algodão orgânico, bambu e agora o café

Fonte:|bicodocorvo.com.br|
Joyce Mendes

Algodão, algodão orgânico, bambu e agora o café, esses são os ingredientes da moda ecológica e correta que começa a invadir os atelier dos estilistas em todo o mundo, e muitas fabricas já produzem com sucesso roupas esportivas feitas com essas substâncias, evitando desastres naturais. O processo de industrialização de tecidos produzidos através de elementos orgânicos e reciclados é fruto de muitas pesquisas e estudos da indústria têxtil, sempre antenada com os anseios da sociedade e a preocupação crescente com as questões ambientais.

Moda Ecologicamente Correta
Nesse contexto cresce no mundo inteiro o incentivo ao desenvolvimento da indústria dos tecidos sustentáveis, do qual o algodão é o precursor, mas que hoje em dia já não é muito bem aceito pelos ambientalistas uma vez que a sua forma tradicional de cultivo traz prejuízos ao meio ambiente pelo uso de agrotóxicos e outros pesticidas e consequentemente também traz problemas de saúde para o trabalhadores. Assim foi desenvolvido o algodão orgânico como alternativa, mas é um processo bem mais caro e demorado. O algodão orgânico é produzido na Turquia e na Índia e algumas marcas importantes já aderiram a moda verde como a Nike, a Levis e outras.

Roupa Ecologicamente Correta
Nessa trajetória, na década de 90 surgiu o tecido feito a partir do bambu e os hemp, esses tecidos ganhara destaque mundial quando a marca Adidas lançou uma linha de tênis feita a partir do cânhamo, a mesma planta da maconha. A questão gerou polemica uma vez que o cultivo do cânhamo é proibido em países como o Brasil e os Estados Unidos. No mesmo momento também surgiu a malha feita do bambu que é muito bem aceita pelos ecologistas porque o bambu, além de crescer rápido, tem a capacidade de melhorar a qualidade do solo, no entanto o processo de produção do tecido a base de bambu é bastante complexo e caro, impossibilitando que ele venha substituir definitivamente o algodão, mesmo preservando a natureza.

Loja Ecologicamente Correta
Agora a última descoberta dos tecidos ecológicos são aqueles produzidos a partir de grãos de café. O tecido feito com o café é muito semelhante à viscose, fresco, leve e confortável, não gruda ao corpo e também é resistente aos odores, sendo ideal para a prática de esportes. Os fabricantes estão produzindo o tecido a base de café para algumas confecções, mas no Brasil esta tecnologia ainda não chegou. A primeira marca de roupas feitas a partir do grão de café chama-se S-Café, uma linha de roupas esportivas de bermudas, camisetas e bolsas, produzidas em Taiwan. Algumas revistas de moda e jornais conhecidos como indicadores das próximas tendências da moda garantem que este deve ser o novo hit da moda eco.

Produtos Ecologicamente Correta
A onda ambientalista que invade o mundo vem transformando os conceitos de produção e todos os segmentos da sociedade vão buscando alternativas para uma maior educação ambiental de sustentabilidade. Com a moda não poderia ser diferente, e hoje já temos grandes redes de lojas aderindo a essa tendência, produzindo e vendendo roupas ecologicamente corretas.

Exibições: 95

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Blanca Lucía Echavarría B. em 17 agosto 2009 às 13:15
Muy interesante, quiero saber mas sobre diseño de moda sostenible o ropa ecologica

Gracias

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço