Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Apagão atingiu 87,5% dos consumidores da Bahia

Blecaute provocou ainda paralisação do Pólo Industrial de Camaçari e prejudica o abastecimento de água no Estado

O apagão que atingiu o Nordeste entre a noite de quinta-feira (3) e a madrugada desta sexta-feira (4) afetou 87,5% dos consumidores de energia da Bahia, informou a Coelba, concessionária de energia do Estado. Segundo a empresa, a interrupção no fornecimento de energia começou à 0h20 (horário de Brasília) e atingiu 4,2 milhões dos 4,8 milhões de consumidores. A situação começou a ser normalizada à 1h48 e o sistema se restabeleceu completamente às 4h36.

Em nota, a concessionária informou apenas que o apagão foi resultado de “problema no sistema interligado nacional, operado pelo ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico]”. “Mais informações sobre o ocorrido devem ser obtidas com o ONS”, diz o texto.

Sobre a dificuldade que consumidores de Salvador tiveram durante a madrugada para contatar a empresa, a Coelba informou disse que houve “congestionamento de linhas”. O blecaute provocou ainda a paralisação das atividades no Polo Industrial de Camaçari (região metropolitana de Salvador), que responde por 30% do PIB (Produto Interno Bruto) da Bahia, com mais de 90 empresas químicas, petroquímicas e de ramos como celulose, têxtil e automotivo. 

“O polo foi evacuado nesta manhã. A informação que temos é que por causa do apagão não tinham conseguido colocar equipamentos em funcionamento. Funcionários administrativos e terceirizados foram liberados”, afirmou Carlos Itaparica, diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia. 

O Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), que reúne as empresas do polo, informou que as condições de segurança no local estão asseguradas. As entradas do complexo chegaram a ser bloqueadas pela Polícia Rodoviária durante a manhã por medida preventiva, causando congestionamento de caminhões. 

Apagão prejudica trânsito e abastecimento de água 

Embora o fornecimento de energia tenha sido retomado ainda durante a madrugada, o trânsito na capital baiana foi afetado pela manhã, com semáforos que permaneciam fora de serviço. Segundo a Transalvador (empresa que gerencia o trânsito na cidade), os casos foram isolados e resolvidos ainda durante a manhã.

O apagão também pode ter motivado um vazamento registrado na manhã desta sexta (4) em uma adutora da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento). O fornecimento de água foi interrompido em grande parte dos bairros de Salvador. A empresa previa a retomada gradual do abastecimento a partir do início da noite.

A Embasa informou ainda que a falta de energia elétrica também prejudicou o abastecimento de água em Feira de Santana (109 km de Salvador) e em outros cinco municípios da região, afetando cerca de 700 mil pessoas.

No litoral norte do Estado, o apagão afetou o funcionamento de bombeamento de poços na região entre Abrantes e Arembepe, reduzindo a disponibilidade de água. 

Até o início da tarde desta sexta-feira (4), a Secretaria da Segurança Pública do Estado havia registrado no dia cinco homicídios e dois roubos a ônibus na Grande Salvador, números dentro da média de ocorrências. 

“Ficou perigoso”, diz freqüentador do Festival de Verão 

O blecaute ocorreu em meio à segunda noite do Festival de Verão, um dos maiores eventos de música do ano na capital baiana, que vem reunindo cerca de 50 mil pessoas diariamente. 

O problema atrasou a apresentação de Ivete Sangalo, a principal da noite. Geradores foram direcionados para garantir o show, deixando outras áreas às escuras. 

“A força foi toda para o palco principal, e o resto ficou no breu. Ficou perigoso”, disse o jornalista Fagner Abreu, de 25 anos, que disse, contudo, não ter presenciado crimes no local.

 

Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da capital baiana, às escuras
Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da capital baiana, às escuras

 

 

FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/apagaonordeste/apagao+atingiu+875+do...

Exibições: 41

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço