Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Apple, Microsoft, Amazon, Alphabet, Tesla: as 5 empresas mais inovadoras do mundo

Edição de 2022 de ranking do Boston Consulting Group revela que clima e sustentabilidade são prioridades para dois terços das companhias inovadoras.

Edição de 2022 de ranking do Boston Consulting Group revela que clima e sustentabilidade são prioridades para dois terços das companhias inovadoras
mulher, inovação, tela

AppleMicrosoft e Amazon nas três primeiras posições, seguidas de Alphabet (holding do Google) Tesla  na quarta e quinta. Essas são as empresas que lideram o ranking de 2022 de empresas mais inovadoras do mundo do Boston Consulting Group, ou simplesmente BCG. A edição mais recente do relatório Most Innovative Companies ouviu globalmente mais de 1.500 executivos da área de inovação. O desempenho das empresas foi avaliado de acordo com o número de votos, que tinham pesos diferentes de acordo com setor.

O estudo também mostrou que dois terços das empresas entrevistadas classificaram clima e sustentabilidade (C&S) como as principais prioridades corporativas, além de inovação. Apesar disso, o relatório aponta que cerca de uma em cada cinco companhias está pronta, ou seja, já incorporou estas prioridades em mecanismos de inovação, adquiriu competências necessárias e está pronta para desenvolver produtos, processos e as inovações do modelo de negócio neste sentido.

Foi a primeira edição do estudo em que o BCG perguntou sobre a importância do meio ambiente no ecossistema de inovação.

“Enquanto muitas empresas falam sobre sustentabilidade e fazem promessas de emissões zero líquidas, poucas delas realmente integraram as prioridades de C&S em seus mecanismos de inovação e produziram resultados tangíveis”, diz em comunicado Justin Manly, líder global de crescimento e inovação do BCG, e coautor do relatório. “Ao mesmo tempo, investidores, órgãos reguladores, clientes e acionistas estão olhando para essas empresas e seus CEOs para liderar o progresso real contra o aquecimento global”.

Muitas empresas entre as 50 mais inovadoras já são líderes em inovações de clima e sustentabilidade, e boa parte são pioneiras em adotar princípios ESG e estabelecer compromissos de descarbonização, diz o BCG. Assim como nos últimos cinco últimos rankings, mais da metade das empresas estão sediadas na América do Norte.

Ásia-Pacífico e China continuam sendo centros de inovação em ascensão, com empresas nessas regiões aumentando sua representação na lista das 50 principais, de quatro e três empresas em 2018 para oito e sete em 2022, respectivamente.

Indústrias mais poluidoras

O relatório revela que os setores responsáveis ​​pelas maiores emissões – bens duráveis ​​(85%), automotivo (78%), serviços públicos (77%) e petróleo e gás (77%) – são os que mais priorizam clima e sustentabilidade. Além disso, as empresas de alta emissão são 20% mais propensas a atingir o tipo de soluções de tecnologia necessárias para descarbonizar substancialmente, do que as de baixa emissão.

As empresas com maturidade em clima e sustentabilidade enfatizam vários aspectos de seus sistemas de inovação de forma mais agressiva do que outros inovadores. Elas começam com ambições maiores, identificam os domínios nos quais querem se concentrar, gerenciam o “funil de ideias” e têm metas claras de desempenho. Eles também se envolvem mais ativamente com parceiros e até concorrentes.

Empresas maduras também tiveram um impacto positivo na produtividade de suas atividades de inovação e P&D, com 80% das empresas pesquisadas trabalhando remotamente dois ou mais dias por semana, e 49% dos inovadores prontos para C&S relataram que a produtividade de suas atividades de inovação e P&D melhoraram de 10% a 50% por causa das novas formas de trabalhar.

O ranking e a análise do BCG podem ser lidos (em inglês) no site da consultoria

https://itforum.com.br/noticias/apple-microsoft-amazon-alphabet-tes...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 21

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço