Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Auto conhecimento na prática: A base de todas as transformações

Olá,


Hoje, nesse dia mais tranquilo, a nossa newsletter traz leituras especiais produzidas por duas mulheres às quais tenho grande admiração, a jornalista Rúbia Piancastelie a empreendedora e mentora Aline Silva, que compartilham de maneira inspiradora e afetuosa suas trajetórias e experiências, acessíveis a tod@s, com relação ao autoconhecimento. Essa constante e tão necessária busca para seguirmos clareando e fortalecendo quaisquer que sejam os nossos desejos, sonhos e desafios. 

Em sintonia com elas, se tem algo que aprendi com meus erros e acertos e experiências de vida é que, quanto mais nos conhecemos, mais nos conectamos também a crescentes e essenciais doses de equilíbrio, escolhas conscientes e inovação/evolução, tríade que compõe nosso "manifesto slow living". E outro ponto primordial que esse mergulho no movimento slow me trouxe é a percepção, na prática, de que por uma "simples" busca por desacelerar é possível transformar todas as áreas da nossa vida, inclusive acessar, compreender e curar nossas camadas mais profundas. Uma abordagem pessoal que eu compartilho melhor no próximo email. 


Com carinho, entusiasmo e gratidão,
Bruna Miranda

JULIA HARIRI ART

"De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é conhecer a si mesmo." - William  Shakespeare
 
 
 
Essa frase foi o começo de tudo, do meu despertar para explorar todo o meu potencial, para aprender coisas novas e crescer no âmbito pessoal e profissional.
 
A verdade é que o meu caminho do autoconhecimento é constanteAlgumas vezes bastante confuso, em outras vezes libertador. Você busca clareza na leitura dos livros, conversando com amigos e muitas pessoas diferentes, mas esse negócio dedicado ao autoconhecimento, ação inspiradora e bem estar, é um trabalho interno só seu.
 
Acho que, além disso, a maioria das histórias de empreendedorismo também são assim, cheia de reviravoltas, de altos e baixos, de pontos que só se conectam ao passado,  deixando pouco espaço para olharmos para o futuro.
 
Embora eu ache difícil resumir minha história em poucas linhas, eu diria que houvetrês momentos importantes que me fizeram refletir: a maternidade, a necessidade de desacelerar e um momento de reinvenção profissional.
 
Por outro lado, quando embarquei na aventura de me descobrir, comecei a considerar uma reinvenção profissional, de aproveitar tudo isso que borbulhava dentro de mim para criar algo novo para conectar pessoas e propósitos.
 
Decidi me matricular em um coworking de empreendedorismo aqui na Espanha, onde moro atualmente, para buscar um "empurrãozinho" e tirar as minhas ideias do papel. Queria unir a experiência de toda uma jornada na área da hospitalidade com a filosofia do slow living. Foi assim que eu dei vida ao meu projeto Slow Travel Life,uma plataforma de viagens que oferece planejamento e curadoria de experiências em parceria com os moradores locais capaz de oferecer aos viajantes momentos genuínos de estilo de vida, cultura e gastronomia.
O que eu sei é que, no momento em que você se conecta com quem você é e com a sua vocação, não há como voltar atrás. Conectar-se consigo mesmo traz uma sensação de estabilidade interior, de autoconfiança, que também não desaparece mais. Assim, independentemente do que o futuro possa trazer e dos desafios que estão inquestionavelmente presentes, hoje eu me sinto feliz, e feliz por ter conseguido viajar por esse caminho.
 
Eu sempre respondo a mesma frase: procure, mas não se apresse em encontrá-lo, aproveite o caminho, é neste processo que estão nossas grandes descobertas.

 

Caminhos para o Autoconhecimento
                                              POR RÚBIA PIANCASTELLI
 

Os caminhos são muitos e o objetivo não está no final deles. Encontra-se na própria experiência vivida por meio de conhecimentos e práticas, sejam de expressão corporal, meditação ou aprofundamento de um conteúdo que toca a alma. Todos têm como ponto central o olhar para dentro, (re)conectar-se com energias que não podem ser resumidas apenas pela razão ou emoção, sozinhas. Reconhecer a nossa força instintiva e resgatá-la pode ser uma das missões mais lindas e difíceis da existência humanaDesafiador e gratificante, o movimento pessoal de buscar caminhos encontra forças no coletivo e abre portas para mudanças profundas. A começar pela compaixão consigo mesmo e com o outro, um percurso onde a cura tem um só nome: amor!
 
 
CONSTELAÇÃO FAMILIAR
O reconhecimento do amor que existe nos laços de uma família tem potencial para mudar a vida de seus membros. Essa é uma forma  resumida de traduzir o pensamento sistêmico do psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que trabalhou ao longo de sua vida com centenas de sistemas familiares e a compreensão das suas dinâmicas. Essa teoria e técnica são trabalhados no Brasil e em todo o mundo por meio das Constelações, uma forma de resgatar o amor que foi rompido ou machucado em gerações anteriores e que pode ser a origem do sofrimento dos descendentes. No formato de grupos e em um atendimento individual, a Constelação Familiar é conduzida cuidadosamente por um ou mais terapeutas, e trata-se de um processo de cura ao trabalhar com os membros diretos da família ou representantes (no caso de participantes do grupo que assumem papéis desse sistema). É preciso confiar na fenomonologia para que os conflitos sejam trazidos à luz e, à medida que vão sendo propostos novos lugares para os elementos do sistema, inclusive resgatando os ancestrais esquecidos, um lugar sanador e a imagem de possíveis soluções vão se desdobrando naturalmente no processo.
 
- Para saber mais: Maria Emília Macedo (SP e BH) – emimacedo@uol.com.br
 
 
ENEAGRAMA
Conhecimento antigo, orienta sábios de diferentes culturas em seu desenvolvimento espiritual há mais de 4.000 anos. Segundo a tradição, foi preservado pelos Sufis e chegou ao ocidente pelo mestre armênio George Gurdjieff, nascido no final do século XIX. No início dos anos 70, o boliviano Oscar Ichazo transmitiu seus conhecimentos do Eneagrama de forma mais sistematizada a um grupo de pessoas, durante uma longa vivência no Deserto de Arica, norte do Chile. Um dos participantes, o psiquiatra chileno Claudio Naranjo, elaborou a partir daí a primeira descrição dos tipos de caráteres, a Psicologia dos Eneatipos. São nove tipos de personalidades, cada uma dividida em 3 subtipos, onde é possível identificar padrões de comportamentos, características, motivações, medos, vícios emocionais e potencialidades. Um dos grandes objetivos desse estudo, que pode ser iniciado por meio de um workshop que dura geralmente um final de semana, é quebrar o condicionamento dos padrões rígidos e neuróticos da personalidade que impedem a realização e a expressão essencial, resgatando a espontaneidade e a verdadeira natureza de cada indivíduo. Fazer o Eneagrama é uma oportunidade de autoconhecimento, de identificar seu sistema de estratégias usadas ao longo da vida de forma compulsiva, mecânica e inconsciente, compreendê-los e buscar uma reconexão com algo mais profundo, a essência. É um caminho de transformação interior que orienta para mudanças conscientes e progressivas, para que cada um possa sair da condição de espectador para autor de sua vida.

 
- Para saber mais: Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo (SP e BH),gestaltsp@gestaltdevanguarda.com.br. São Miguel do Gostoso e Natal (RN),autoconhecimento@pousadadogostoso.com


MAPA ASTRAL
“Gosto de explicar assim: a gente é o céu todo”, diz Ana Luiza Gomes, que elabora a interpretação da carta natal como uma meditação em busca do auto conhecimento. E quem quiser aprofundar em si, buscar uma nova forma de olhar para sua história, caminhos, sombras e luzes, pode contar com a ajuda dos astros, de como estavam constelados no céu no primeiro momento em que trocou ar com o mundo. A astrologia, nome dado ao estudo, não se limita aos horóscopos, e sim, serve como uma espécie de guia para entender um pouco sobre a ancestralidade e propósito espiritual. Com a data do nascimento, local e horário, é possível descobrir um universo de informações que, quando escutadas por meio da análise cuidadosa dos astros e seus significados, movimentos e energias, ganham uma narrativa complexa e surpreendente. O astrólogo é um facilitador para esse olhar que pode ser lançado internamente por cada um que escuta e vê seu próprio mapa. O objetivo é iluminar caminhos e ferramentas que temos para desconstruir de forma prática alguns padrões comportamentais que carregamos e que muitas vezes nos parecem difíceis de mudar. E um presente especial do mapa astral é mostrar não apenas os desafios, mas as habilidades que os astros também podem trazer, reconhecendo ali forças internas e talentos.
 
- Para saber mais: Ana Luiza Gomes, analuizagomes@gmail.com
 
 
MINDFULNESS
Bastante difundida nos últimos anos, na técnica de meditação da atenção plena aprende-se a conectar com a respiração, sentir-se, ser observador de si e dos pensamentos, se distanciando deles ou treinando deixá-los passar mais rapidamente, não reter isso que é apenas uma parte de nós. É uma espécie de sabedoria de mais de 2.500 anos de estudo da mente realizado no oriente mesclada ao conhecimento desenvolvido nos últimos 40 anos pela ciência ocidental moderna. Muitos cursos de mindfulness tem colocado isso em prática por meio de técnicas, treinamentos e orientações interessantes, tocando em temas como a compaixão e o fortalecimento da intenção, trabalho da atitude consciente, estimulo à competências pessoais e relacionais para melhorar a qualidade de nossa presença. O mindfulnesshoje pode ser praticado com auxílio de bons aplicativos ou mestres, por gente grande ou pequena, no avião, em uma cadeira com a espinha ereta para sentir a conexão com algo mais espiritual, na horizontal ou caminhando na rua em meditação ativa, na natureza ou comendo, colocando a presença e a atenção no alimento, sabores e texturas, uma oportunidade de trabalhar a gratidão ao alimento e seu cultivo, perceber que somos também esse alimento dentro de nós. Isso tudo significa estar presente, esse estado cultivado de dentro para fora, o autoconhecimento para melhorar a qualidade de vida!
 
- Para saber mais: Assertiva Mindfulness, www.assertivamindfulness.com.br
 
 
PROGRAMA SAT
O programa foi elaborado pelo psiquiatra e mestre chileno Claudio Naranjo e trazido para o Brasil há mais de vinte anos pelo terapeuta Alaor Passos. SAT, em sânscrito, significa "ser" ou "verdade", e as iniciais em inglês são de Seekers After Truth, portanto, buscadores da verdade – essa interior, que vê o ser em sua integralidade. Inicialmente a Escola SAT surgiu na Califórnia e era orientada para psicoterapeutas, mas, progressivamente, se abriu como curso para profissionais da saúde, educação e, finalmente, a qualquer pessoa interessada no crescimento pessoal. O programa integra contribuições da psicoterapia moderna e as concepções espirituais antigas, usando ferramentas como a prática da meditação budista e meditação interpessoal, Eneagrama, Gestalt-terapia, trabalho psico-corporal e de renascimento, musicoterapia, teatro terapêutico e movimento autêntico. Em cada módulo (atualmente são um total de 7), que dura cerca de 10 dias, um grupo começa um trabalho de imersão, por meio de atividades teóricas e práticas, em um processo de distanciamento e busca da liberação da própria personalidade condicionada, também chamada de ego. As vivências deixam experiências profundas e geraminsights duradouros, resultando em um trabalho a longo prazo e avançado de autoconhecimento dirigido à transcendência da personalidade, ao desenvolvimento do amor, à melhora da qualidade de vida e da capacidade de ajuda psico-espiritual.
 
- Para saber mais: Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo (no Brasil),www.gestaltdevanguarda.com.br. Fundación Claudio Naranjo (Espanha e outros lugares do mudo): www.programasat.com
 
 
TANTRA PARA TODOS
Com origem na filosofia oriental e muitas interpretações modernas, o tantra pode ser compreendido como autoconhecimento na medida em que oferece um novo olhar para a sexualidade, promovendo a expansão da sensibilidade. Por meio de teoria e práticas, incentiva o desenvolvimento do orgasmo e a experiência de ascenção da energia chamada de Kundalini, tratando de maneira sensível e natural a conexão entre o físico, emocional e espiritual, questionando modelos aprisionadores e não saudáveis de relacionamento com o corpo e com o outro. Existe um leque de atividades para quem estiver interessado nesse caminho, como a massagem tântrica, recebida individualmente, ou o curso de tantra para casais (de mesmo sexo ou sexos diferentes) e opções formativas para os que desejam se tornar terapeutas tântricos. O objetivo é ajudar a desbloquear os chakras e potencializar a energia sexual por meio da descoberta do corpo e do prazer, uma forma de cura por meio de novas referências no trato com a sexualidade humana, de forma espontânea, amorosa e sem julgamentos.
 
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
 
* Todos os profissionais e instituições citados são indicados e conhecidos por quem escreveu esse texto!

Exibições: 47

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço