Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|.noticiasagricolas.com.br|

Começou o plantio do algodão no oeste da Bahia. A área destinada à cultura será menor nesta safra.

Os funcionários preparam as máquinas com o aperto em parafusos e ajustes nos discos das plantadeiras. Não demora e elas ganham o campo alinhadas, espalhando as sementes de algodão.

Na propriedade no município de São Desidério, este ano apenas 1,8 mil hectares serão plantados, com uma redução de 40% em relação à safra passada. A soja ocupou o espaço onde antes estava o algodão.

“A gente já vinha com vários problemas na questão da cultura por falta de rotação. Então, reduzimos a área na época por preço e rotação de cultura”, explicou Luís Evandro Gauer, diretor de produção.

Uma área menor de algodão será cultivada em todo o Brasil, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento. A Conab estima que houve diminuição de 4% a 10%. Na região oeste da Bahia, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão prevê redução de 6%.

Nos meses de maio e junho deste ano, a chuva prejudicou a colheita do algodão. Mas para a safra que está chegando a história parece ser diferente. Os agricultores apostam na ajuda do clima para o bom desenvolvimento das plantas.

“O ideal seria chover bem agora até o final de março e o comecinho de abril e cortar a chuva pra gente ter uma qualidade excelente de fibra e tentar vender o algodão por um melhor preço”, avaliou Gauer.

Se tudo der certo, na fazenda Palmeira a produtividade deve chegar às 300 arrobas por hectare. Todo o algodão que brotar será vendido para uma indústria de fiação da Paraíba.

A Bahia é o segundo maior produtor de algodão do país, só perde para Mato Grosso.



Fonte: G1

Exibições: 106

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço