Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Criação de Zuzu Angel, estilista homenageada com a Casa

Criação de Zuzu Angel, estilista homenageada com a Casa

Casa Zuzu Angel, primeira etapa do projeto que deverá culminar com um museu de moda, abre suas portas para encontros mensais com pesquisadores, profissionais e interessados em compartilhar conhecimento e reflexões sobre pesquisas relacionadas a Acervos, Memória e Patrimônio de Moda no Brasil. Os Encontros na Casa da Zuzu começam dia 28 deste mês, com o historiador João Braga fazendo um Panorama da história da moda no Brasil.

Cada encontro contará com a apresentação de um pesquisador sobre um trabalho acadêmico que esteja diretamente relacionado com a história da moda e dos costumes no Brasil, ou profissionais que se dedicaram a estudos e trabalhos que marcam nossa historiografia. Serão discutidas questões museológicas de organização de acervo, de conservação, preservação e o objetivo será o de valorizar, incentivar e promover estudos e pesquisas que girem em torno da história da moda brasileira.

O historiador João Braga abre o projeto este mês

O historiador João Braga abre o projeto este mês

Até novembro, Manon Salles falará sobre A roupa depois da cenaAna Claudia Lopes fará a palestra Fotografias e entrevistas: a Pesquisa sobre a Celeste Modas e as butiques cariocas dos anos 1940 e 1950Renata Fratton, mergulhará Nos arquivos de Rui Spohr e Lucia Acar falará sobre A moda tablóide: jogos sociais nas estratégias de aparência. Serão seções informais, tipo um “encontro para um cafezinho em casa”. Os interessados em participar são convidados a levar um pacote de biscoito, ou bolo, suco ou refrigerante para a confraternização e boa conversa na varanda. O café, será por conta da casa.

Os encontros acontecerão sempre na última quinta-feira de cada mês. “Propomos uma roda de conversa para aproximar todos os que desejam discutir, incentivar e trabalhar no sentido de promover a memória e o acervo de moda no Brasil”, diz Hildegard Angel, diretora da Casa Zuzu e filha da estilista que dá nome à instituição.

A Casa Zuzu Angel está em reforma para abrigar o museu de moda, que terá como destaque o acervo da estilista. Há, nele, peças icônicas criadas por Zuzu Angel e também de outros estilistas, a exemplo do caftã que Jean-Charles de Castelbajac criou nos anos 80 em protesto contra a morte do ativista ambiental Chico Mendes. O espaço também terá cursos de formação para preservação e conservação de acervos têxteis.

A iniciativa, idealizada por Kathia Castilho, presidente da Abepem e titular do Setorial de Moda do MinC – Conselho Nacional de Política Cultural, tem como parceiros o Instituto Zuzu Angel, Abepem, MinC – CNPC e o MiMo. Estudantes que desejarem incluir a participação como atividade complementar receberão um certificado da Abepem. A coordenação do Programa é de Celina de Farias pelo Instituto Zuzu Angel, e de Ana Claudia Lopes e Renata Fratton pela Abepem.

 

 

Confira a programação 2016:

 

28.07 – João Braga: Panorama da História da Moda no Brasil

25.08 – Manon Salles: A roupa depois da cena

29.09 – Ana Claudia Lopes: Fotografias e entrevistas: a pesquisa sobre a Celeste Modas e as butiques cariocas dos anos 1940 e 1950

27.10 – Renata Gratton: Nos arquivos de Rui Spohr

24.11 – Lucia Acar: A moda tablóide: jogos sociais nas estratégias de aparência

 

 

O que: Encontros na Casa da Zuzu

Quando: Última quinta-feira de cada mês, a partir de 28.07, das 9h30 às 12h30

Onde: Casa Zuzu Angel, rua Rocha Miranda, 53, Usina, RJ



Read more http://catmagazine.com.br/bate-papo-sobre-moda-na-casa-da-zuzu/

Exibições: 73

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço