Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Bill Clinton é estrela em feira para atrair investidores ao Haiti

Fonte:|ultimahora.publico.clix.pt|

Bill Clinton, nomeado enviado especial dos Estados Unidos para o Haiti, é a estrela da feira de investimento que arrancou hoje em Port-au-Prince para convencer empresas estrangeiras a apostar no país mais pobre do continente americano.

A feira é a maior alguma vez realizada no país, que vive um período de instabilidade depois de anos de violência política. Sinal da acalmia é a formação de nove mil novos agentes da polícia para colaborar com a missão de paz das Nações Unidas no patrulhamento do país.

“O Haiti está aberto aos negócios”, declarou a primeira-ministra do Haiti, Michele Pierre-Louis, perante um centro de congressos repleto de empresários estrangeiros. “O Governo está a fazer a sua parte, agora é a vossa vez de fazerem a vossa”, acrescentou.

A indústria têxtil é a principal área de atracção para os investidores. Na década de 1980, as fábricas têxteis empregavam mais de cem mil pessoas, mas a instabilidade dos últimos anos quase extinguiu o sector. Contudo, a indústria dá sinais de renascimento, depois de os Estados Unidos terem aprovado legislação que isenta de taxas as exportações de vestuário fabricado no Haiti.

A mão-de-obra barata – num país onde 70 por cento da população vive com menos de dois dólares por dia – é também um atractivo para os investidores, mas para garantir que a população beneficia com o investimento estrangeiro, o Governo aprovou no mês passado uma duplicação do salário mínimo.

“Penso que vamos ver aqui investimento novo bastante impressionante”, disse o antigo Presidente norte-americano, lembrando que “nunca antes houve tanto apoio” ao Haiti. “Este é o único lugar onde [os EUA] parecem concordar com a Venezuela”, ironizou.

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço