Com estilo casual inspirado nos anos 1990, Puma amplia conexão com os torcedores (Crédito: Divulgação)
Vestir a camisa é, literalmente, uma das formas mais genuínas que os torcedores encontram de demonstrar seu pertencimento à torcida de um clube. No entanto, no imaginário popular, ainda existem questões sobre usar ou não esse tipo de roupa no dia a dia. Em resposta a esse questionamento e para atender as demandas dos fãs de esporte, o movimento block core ganhou força e levou a utilização desse acessório tão simbólico para longe dos estádios.
Betfair se torna patrocinadora máster do Vasco
Esse estilo, que mescla moda com a identidade visual esportiva, normaliza o uso das camisas de time fora do ambiente esportivo em outras situações sociais, como jantares e festas. “O block core normaliza não só o uso de camisetas de time, como também traz para o futebol novos públicos, com a participação mais incisiva de mulheres, do universo da moda e da alfaiataria”, avalia Eduardo Dal Pogetto, diretor da Umbro.
Como as marcas respondem a essa tendência?
A própria Umbro é uma das empresas de distribuição de materiais esportivos que está observando a tração que o estilo block core ganhou. A marca fechou uma parceria com a Approve para o desenvolvimento de uma linha com 32 produtos unindo futebol e alfaiataria.
Para a marca, isso ajuda a construir um reconhecimento entre os consumidores. “Sempre somos lembrados pelos torcedores, assim como outros públicos do meio, como clubes e lojistas, por ser uma marca que desenvolve peças diferenciadas, que vai além dos gramados”, afirma Dal Pogetto.
Outra companhia que conseguiu entrar no assunto e se apropriar de conversas envolvendo estilo foi a Brahma. A cervejaria da Ambev, juntamente com a Africa Creative, desenvolveu o site Alfaiataria Brahma. Lá, os torcedores conseguem descobrir como as cores e símbolos do seu clube podem se transformar em peças de roupa como blazers, vestidos e jaquetas.
“As camisas já estão no dia a dia dos torcedores mais aficionados, que podem até encontrar resistência para vesti-las em qualquer ocasião. Não apenas estimulamos as conversas entre os apaixonados pela modalidade, mas conseguimos impactar e levar o debate para mais pessoas”, diz Mauricio Landi, diretor de marketing da Brahma.
Globoplay lança coleção de roupas com memes de novelas
A ação foi realizada para o lançamento da coleção da Melissa, Gless Heel, que busca trabalhar o conceito da moda através da originalidade e singularidade. Luciana Soares, diretora de marketing da Puma Brasil, entende que esse é um movimento natural para unir a paixão e estilo.
“Seja por nossas coleções casuais ou pela estética dos uniformes oficiais do clube, extrapolar o território do esporte e chegar ao mundo da moda é uma consequência dessa estratégia que prioriza o sentimento de paixão do torcedor, que anseia em demonstrar seu orgulho de pertencer em todos os momentos de sua vida”, comenta.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI