Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil Aumenta Imposto de Importação sobre Brinquedos e Tecidos

Fonte:|canalrural.com.br|

http://www.canalrural.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=2&se...

 

É primeira desavença comercial do ano entre o país e os Estados Unidos

O Brasil aumentou o Imposto de Importação sobre brinquedos e tecidos, o que desagradou aos Estados Unidos. É primeira desavença comercial do ano entre os dois países.

O Imposto de Importação sobre brinquedos passou de 20% para 35%, e o de tecidos saltou de 14% para 26%. Os acréscimos, permitidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC), têm a intenção de proteger o mercado nacional.

Entretanto, a atitude do Brasil desagradou aos Estados Unidos, que no âmbito da OMC reclamaram do aumento das tarifas e disseram que o Brasil, dessa maneira, cria um ambiente difícil para o futuro da rodada de Doha. Negociação iniciada há 10 anos, que tem como objetivo abrir mercados do comércio internacional.

Para o economista Newton Marques, o governo brasileiro atendeu a um apelo dos setores, que estariam perdendo competitividade em função do dólar baixo.

– Eu acredito que os países que têm dificuldades para conseguir produzir competitivamente é lícito tomar algum tipo de medida, que proteja a sua indústria nacional – diz Marques.

Já o professor de Relações Internacionais Antônio Jorge Ramalho, da UnB, acredita que as divergências entre os dois países estão apenas começando.

– Nós temos algumas tensões comerciais com os Estados Unidos, porque infelizmente alguns dos setores em que a indústria deles é muito organizada são setores em que a nossa economia é muito competitiva. É o caso do suco de laranja, é o caso da siderurgia, é o caso da soja, por exemplo. Então sempre haverá tensões nesses setores – explica Ramalho.

http://www.canalrural.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=2&se...

Exibições: 334

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Jose Wellington de Freitas Melo em 18 janeiro 2011 às 0:39
A alíquota do imposto de importação de tecidos já é 26% há bastante tempo. Talvez dois anos ou mais.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço