Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil e Argentina prometem respeitar prazos da OMC

O Brasil e a Argentina concordaram nesta quinta-feira em agilizar as licenças de importação de produtos entre os dois países, em uma tentativa de por fim a uma disputa comercial entre os dois países que teve início em meados de maio.

O Brasil reforçou o pedido para que a Argentina atinja a meta de analisar licenças de importação em até 60 dias, exigida pela Organização Mundial do Comércio (OMC), segundo nota conjunta dos países após reunião entre o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e a ministra da Indústria argentina, Débora Giorgi.

 

Em 12 de maio, o governo brasileiro dificultou a entrada no país de veículos vindos do exterior, entre eles os fabricados na Argentina, ao impor licenças não-automáticas à importação de automóveis de qualquer nação.

 

Apesar da demonstração de boa vontade, os dois governos --que têm um comércio bilateral superior a 30 bilhões de dólares-- não esclareceram nesta quinta-feira quais medidas práticas tomarão para agilizar o trâmite das licenças.

 

Ao ser questionada sobre o que significa "agilizar" as licenças, a ministra argentina disse que "obviamente serão os prazos da OMC".

 

As equipes dos ministérios de ambos os países terão reuniões mensais para tentar acelerar a emissão das licenças de importação.

 

Débora disse que na reunião com Pimentel voltou a pedir ao Brasil acordo de restrição voluntária de exportações para a Argentina para setores como calçados, têxtil, linha branca e maquinário agrícola.


Ela negou que Brasil e Argentina estejam vivendo uma "guerra comercial". "Não há guerra comercial de maneira nenhuma. A integração entre Brasil e Argentina é um caminho que chegou para somente se aprofundar e melhorar."

Pimentel, por sua vez, disse que as licenças não-automáticas no setor automotivo não têm o objetivo de prejudicar especificamente a Argentina. "É uma medida cautelar, porque nossa balança comercial no setor automobilístico está muito desequilibrada", defendeu.


A produção de automóveis é um dos pilares da economia argentina, que entre veículos e peças exportou ao Brasil cerca de 7 bilhões de dólares em 2010.


 

 

CAMINHÕES ARGENTINOS


Pimentel disse que foram retomadas as conversas para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financie, via Finame, as exportações de caminhões fabricados na Argentina para o Brasil,.


"Há possibilidade muito grande de incluir os caminhões nessa linha do Finame. Até porque os caminhões fabricados lá são montados com autopeças fabricadas no Brasil", disse Pimentel.

 


A ministra argentina também minimizou o efeito das licenças não-automáticas impostas a produtos brasileiros, e disse que elas afetam menos de 20 por cento das exportações brasileiras ao país vizinho.

 

 

FONTE: REUTERS 

Exibições: 68

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço