Rio de Janeiro, 8 dez (EFE).- A Brasil Ecodiesel, uma das maiores produtoras de diesel vegetal do Brasil, anunciou nesta quarta-feira um acordo de troca de ações com a Maeda Agroindustrial, um dos principais produtores brasileiros de algodão, que irá acarretar na fusão das duas empresas.

A aquisição da Maeda Agroindustrial foi aprovada na terça-feira pelo conselho administrativo da Brasil Ecodiesel, mas ainda precisa ser ratificada por uma assembleia de acionistas convocada para o dia 23 de dezembro, informou a produtora de diesel vegetal em comunicado enviado nesta quarta-feira à Bolsa de Valores de São Paulo.

O negócio transformará a Maeda Agroindustrial em uma subsidiária da Brasil Ecodiesel, mas seus investidores passam a ter uma participação de 33% na empresa originada pela fusão.

O controle da Maeda (80%) foi adquirido este ano pelo fundo Arion Capital, controlado pelo investidor Enrique Bañuelos, que será o maior acionista da empresa, com 24% das ações.

O negócio de R$ 320 milhões, anunciado nesta quarta-feira, prevê uma troca de ações na qual cada título da Brasil Ecodiesel corresponderá a 3,64 da Maeda.

O acordo transforma a Brasil Ecodiesel em uma das maiores empresas do país nos setores de alimentos e energia verde, e amplia os produtos oferecidos pela empresa a seus clientes.

"O agronegócio traz crescimento no curto, médio e longo prazos, em função do aumento da demanda por alimentos nos mercados externo e interno e a exploração do potencial de intersecção das operações", comentou o diretor da Brasil Ecodiesel, José Carlos Aguilera, em comunicado divulgado pela empresa.

A Brasil Ecodiesel, fundada em 2003, é uma empresa de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e pioneira na produção de diesel vegetal a escala comercial no Brasil.

A empresa conta com quatro usinas e uma capacidade instalada para produzir 518.400 metros cúbicos ao ano de biodiesel.

Já a Maeda produz principalmente algodão, soja e outros grãos em 93.700 hectares localizados nos estados da Bahia, Mato Grosso e Goiás. EFE

FONTE: http://noticias.br.msn.com/economia/artigo.aspx?cp-documentid=26670748