Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil espera sinalização europeia para fazer oferta de acordo

O Brasil já fechou com os parceiros do Mercosul a oferta que será levada à União Europeia para assinatura de um acordo comercial e só aguarda a apresentação da contrapartida do bloco europeu, disse na última semana o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges.

“O objetivo do Brasil é um acordo comum entre os parceiros do Mercosul com a União Europeia. Desde o início, isso foi falado. Os argentinos, os paraguaios e uruguaios caminharam junto com o Brasil, e nós estamos com a oferta praticamente concluída”, acrescentou Borges, após participar da abertura do 33º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex).

Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges. Foto: Marcelo Camargo/ABr
Segundo o ministro, isso não eliminaria, porém, a opção – que considera a “pior para todo mundo” – de ter velocidades diferentes com um único acordo. Não é a linha que o Brasil está a buscar, disse, lembrando que, do ponto de vista do bloco do Mercosul, a oferta está pronta para ser levada ao bloco europeu. “Estamos a aguardar uma sinalização por parte da União Europeia de consulta a seus países”. Isso ainda não foi feito e é uma condição importante para a troca de ofertas, ressaltou Borges, explicando que, como se trata de uma ação voluntária, não há prazos estabelecidos.

Borges admitiu que o Brasil pode adotar maior velocidade de abertura do mercado do que seus parceiros numa negociação com a União Europeia, caso os sócios do Mercosul não cheguem ao mesmo ritmo. “Essa possibilidade sempre existe”. Como exemplo, citou o processo de desgravação tarifária com os países-membros do Acordo do Pacífico, que está muito mais avançado em relação aos demais membros do Mercosul. “No âmbito de acordos do Mercosul com os países vizinhos, o processo de desgravação é muito mais rápido. Ou seja, já operamos no 'fast track' [caminho mais rápido] de desgravação tributária. Isso encontra precedentes no caso dos acordos comerciais no âmbito da América Latina”. Ele ressaltou que, embora a possibilidade não tenha sido descartada, esse não é o caminho preferencial que o Brasil está a buscar.

O ministro defendeu o multilateralismo como elemento fundamental para o fortalecimento da integração comercial com os três grandes parceiros do Brasil, que são a União Europeia, os Estados Unidos e a China, sem esquecer a necessidade de fortalecer também a integração na América Latina.

Ele disse que o acordo com a União Europeia possibilitará o surgimento de uma especialização produtiva na base industrial diversificada do Brasil. “O Brasil, sem especialização produtiva nas grandes cadeias industriais do mundo não consegue construir vantagens competitivas estruturais”. reforçou Borges. Para ele, o acordo com o bloco europeu é fundamental do ponto de vista de ganho de escalas.

http://pt.fashionmag.com./news/Brasil-espera-sinalizacao-europeia-p...

Exibições: 58

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço