Presidente Michel Temer compra sapatos em shopping de Hangzhou, na China (Sina Weibo/Reprodução)
Pivô de reclamações dos calçadistas brasileiros, devido à concorrência considerada desleal, o sapato chinês foi parar nos pés do presidente Michel Temer. Em visita à China, Temer comprou um par do produto chinês e fez sucesso naquele país com fotos publicadas nas redes sociais, mas indignou os fabricantes brasileiros.
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) pretende presentear o presidente com um sapato nacional, sem lhe cobrar nada, “para que ele possa verificar a qualidade”, disse seu presidente Heitor Klein.
Michel Temer foi a um shopping chinês neste sábado para comprar dois produtos que simbolizam a crise da indústria brasileira: sapatos e brinquedos. Em sua primeira viagem internacional, o peemedebista gastou o equivalente a 389 reais em um par de calçados e 195 reais em um cachorro eletrônico que fala chinês.
A marca de sapatos Satchi é sediada em Guangdong, província do sul do país que foi o destino de várias fábricas de calçados que deixaram o Rio Grande do Sul nos 1990, em um dos principais exemplos de transferência de tecnologia e de empregos do Brasil para a China. Até então, o país asiático não tinha know-how de produção de sapatos de couro.
A visita de Temer ao território chinês tinha, entre os objetivos, o de justamente ampliar o mercado nacional e aumentar a visibilidade do produto “made in Brazil”. Por isso mesmo, a compra do sapato acabou não pegando bem.
(Com Estadão Conteúdo)
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI