Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Camisetas inteligentes são indicadores de poluição

 

Dois estudantes de design da Universidade de Nova York sabem exatamente quando a big apple está comtaxas de poluição insustentáveis. Isto porque foram eles que desenvolveram as camisetas inteligentes que mudam de cor de acordo com a qualidade do ar. São dois modelos: um com print de coração e outro de pulmão. E os desenhos dos órgãos, que são rosados,ficam azuis quando entram em contato com o ar poluído.

No Brasil, essa ideia não é tão nova. Já tinha dado às caras em um desfile de moda, mais especificamente na coleção da Animale que foi apresentada em janeiro de 2009 na São Paulo Fashion Week. O nome desse efeito mágico é tecnologia termocrômica. Na ocasião, detalhes das roupas mudavam de cor de acordo com a temperatura do corpo das modelos e das luzes cênicas.

Vem daí que a criação dos designers Nien Lam e Sue Ngo tem caráter inovador, pois agora as cores mudam de acordo com a fumaça — dos carros, das indústrias e dos cigarros.

A intenção é alertar os males que esta fumaça causa no nosso organismo. “Os órgãos do seu corpo sãoinvisíveis para você — assim como a poluição e os outros assassinos em silêncio lá fora”, conceitua Nien Lam.

Para criar este efeito, as camisetas tem um pequeno sensor de monóxido de carbono fixado na roupa. Ao detectar os gases poluentes, este mecanismo enviasinais elétricos através de microfios para a estampa, que é feita de tecido termocrômico.

Mas bússula do bom ar tem um lado negativo: o seu preço de custo ainda é caro, pois a produção gira em torno de 60 dólares. Os planos da dupla são dedemocratizar estas t-shirts e ainda lançar outras com desenhos de novos órgão, como por exemplo, experimentar detectores de álcool: “Assim, quando você ingerir alguma bebida alcoólica,o sensor irá captar e mudar a cor do ‘seu fígado’”, adianta Sue Ngo.

fonte:http://style.greenvana.com

Exibições: 157

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço