Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Camisetas mais finas e bolsos falsos contra a alta no preço do algodão

Com os preços do algodão batendo recordes, os vendedores de roupas estão sendo desafiados a fazer tudo o que podem para evitar transferir o custo aos consumidores. Se aumentarem os preços, correm o risco de perder os clientes.

Mas não está fácil ignorar o fato de que os preços do algodão mais do que dobraram no ano passado. Com isso, algumas empresas estão adotando medidas criativas para usar menos algodão.

"As camisetas podem ficar mais finas", diz Chris Callieri, da varejista A.T.Kearney′s. Segundo ele, algumas confecções estão testando a "densidade" do tecido de algodão para verificar como é possível utilizar menos desse material.

"Mas é preciso ter cuidado para não prejudicar a qualidade da roupa", destacou.

Outra medida criativa que vem sendo adotada é o uso de bolsos "falsos".

"É possível diminuir o tamanho, mas acrescentar bordados e botões. Isso também pode reduzir os custos com algodão", diz ele.

De volta ao passado

A crise do algodão também está trazendo de volta um tecido muito usado nos anos 70, o poliéster. Mas antes de sair por aí suando só de pensar nas camisas brilhantes da era da discoteca, Callieri afirma que os varejistas estão testando o tecido misto, mistura de poliéster e algodão, para substituir a oferta de produtos de puro algodão.

"Ninguém sabe quando essa situação vai parar. Talvez só se resolva quando o consumo de algodão congelar", disse Phil Flynn, analista sênior de mercados e commodities da PFG Best.

FONTE:

Da Agência O Globo


Exibições: 142

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de António Manuel Miranda em 19 fevereiro 2011 às 12:15

Luciano,
Já se falo aqui que a idade e a experiência na área tem  uma vantagem.
E o que eu posso sugerir neste momento de alta da matérias primas (é bom notar que se o algodão sobe outras matérias primas "alternativas" também sobem) é:
Em primeiro lugar se manter fiel a as características básicas do produto que vende. Refiro-me as caraterísticas tècnicas, já que os clientes compram essas características.
Em segundo lugar verificar, dentro do processo de industrialização, que melhorias e redução de custos podem ser feitas. Sair da zona de conforto. Sempre há coisas para melhorar.

Em terceiro que tipo de valor pode ser acrescentado e que seja percebido pelo cliente.

Em quarto lugar se a sua matéria prima aumentou a dos seus concorrentes também aumentou, portanto, o repasse correto e responsável acaba por ser aceito. É importante que o aumento seja sobre a matéria prima e não sobre todos ensumos.

Por experiência e ainda ter na memória crises semelhantes do passado, mágica não existe. Principalmente em malha de algodão (em especial o jersei).

Fazer a malha mais fina, tirar  bolso (quanto pesa um bolso?) mudar de matéria prima, quando a sua matéria prima é o algodão. Nenhuma destas alternativas vai solucionar o problema. A não ser que a idéia seja também mudar de faixa de mercado. O cliente não é bobo.
Para finalizar. O que deve ser feito é valorizar sua matéria prima ao máximo, porque muitas empresas desperdiçam matéria prima sem saber

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço