Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Campo Profissional Tem Crescido a Cada Dia Para as Mulheres

LIÇÃO DE VIDA – O que antes era profissão somente para homens, hoje o tabu foi quebrado pelas mulheres que com muita garra, luta e determinação vem conquistando o seu espaço profissional e ocupando cargos de todos os tipos no setor industrial.
A mulher ao decorrer dos anos tem conquistado muito espaço, seja ele profissional ou pessoal. Antigamente as mulheres não podiam usar se quer calças, pois esta veste era destinada apenas a homens, mas o tempo foi passando e junto com ele as modernidades foram chegando e tabus foram sendo quebrados.
Apesar da grande aceitação de mulheres no mercado de trabalho em cargos que eram destinados somente ao sexo masculino, ainda existe preconceito, pois a mulher é considerada o sexo frágil.
No século XVIII, as mulheres eram tratadas em um sistema desumano de trabalho, onde recebiam ameaças sexuais, eram espancadas e tinham uma jornada de 12 horas diárias de trabalho. O Dia da Mulher está ligado aos movimentos feministas onde elas buscavam mais dignidade e sociedades mais justas e igualitárias.
Uma fábrica de tecidos Cotton em Nova Iorque tinha 129 tecelãs, no dia 8 de março de 1857, as operárias decidiram paralisar seus trabalhos onde reinvidicavam o direito de jornada de trabalho de 10 horas, esta foi a primeira greve norte-americana conduzida por mulheres. A polícia as reprimiu violentamente e fizeram com que as operárias se refugiassem dentro da fábrica, onde os proprietários juntamente com os policiais trancara-as e atearam fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.
No ano de 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado o Dia Internacional da Mulher, em que homenageariam as operárias de Nova Iorque.
Cento e cinquenta e cinco anos se passaram da grande tragédia das operárias, e as mulheres foram conquistando mais ainda o mercado de trabalho. Em Cravinhos é fácil nos depararmos com mulheres que ocupam espaços que antes eram destinados somente para homens. Fato esse é que as empresas têm contratado cada vez mais mulheres para serviços pesados, como por exemplo, a área de produção. São mulheres que cuidam de seus filhos, da casa e ainda trabalham para auxiliar na renda familiar.
Nossa equipe de reportagem percorreu as empresas Conimel, Paletrans e Thermoval e pôde encontrar mulheres que dão verdadeira lição de vida.
Um exemplo é a auxiliar de produção, que trabalha no setor de pré-montagem de transpalete, na empresa Paletrans, Cláudia Roberta Rodrigues, 30 anos. A jovem tem três filhos (um de 11 anos, outro de 7 anos e um bebê de apenas 7 meses), e dentro de suas funções ela cuida dos filhos, arruma casa, os ajuda com o rendimento escolar e trabalha para auxiliar no sustento dos mesmos, dessa maneira se dedicando e conciliando sua vida pessoal e profissional.
Cláudia antes de trabalhar como auxiliar de produção havia trabalhado com vendas e doméstica. Mas quis encarar a difícil missão de trabalhar junto com homens e em um serviço que não é nada fácil.
“Me casei muito nova, aos 17 anos, e não deu certo, mas neste casamento tive três filhos, esses que sustento com a minha garra e trabalho, auxiliando-os em o que for preciso. Eu acordo bem cedo, arrumo meus filhos, dou uma ajeitada na casa, faço comida e vou trabalhar, ainda bem que Deus me dá força todos os dias para que eu nunca desista”, relata, emocionada, a auxiliar de produção, Cláudia Rodrigues.

Apesar de ser um trabalho pesado a auxiliar de produção se diz bem vaidosa e gosta sempre de estar bem arrumada.
“Me maquio e arrumo os cabelos para trabalhar como qualquer outra mulher, mesmo trabalhando em um setor onde suja a roupa”, conta Cláudia.
A empresa Paletrans conta, atualmente, com 62 mulheres no total, das quais 45 trabalham na área de produção e tem entre 22 e 32 anos.

Experiência de muitos anos
Na empresa Conimel a auxiliar de produção do setor de usinagem, Cristiane de Lima, 32 anos já trabalha na área há mais de 13 anos, e não se importa em ter que exercer uma função que antigamente era exclusividade de homens.
“Os homens achavam que nós não tínhamos a capacidade de fazer determinados serviços, mas com o tempo mostramos que também somos capazes assim como eles”, diz Cristiane Lima.
Com uma filha de 16 anos para sustentar, a auxiliar de produção enfrentou diversos preconceitos e encarou de frente o trabalho pesado.
“No início senti muito preconceito, mas como havia outras mulheres no mesmo segmento deu para suportar. Entretanto aquele receio de antigamente hoje são elogios dos companheiros, já que mostrei que posso render o mesmo que eles”, diz a auxiliar de produção, que ainda afirma sempre estar com as unhas feitas, de cabelo arrumado e maquiada.
Esse estímulo possibilitou com que outras mulheres também se encorajassem e se tornassem auxiliar de produção.
Na empresa Conimel, a gerente de Recursos Humanos, Fernanda Neves, diz que contrata conforme a vaga necessita, mas quando a vaga é preenchida por uma mulher, se deve pelo fato da mesma ser mais detalhista.
“A mulher é mais detalhista, presta mais atenção além de serem mais responsáveis e pontuais”, conclui a gerente de RH.

Uma jovem com muita história
Susana Aparecida Rossi Ribeiro, 35 anos, é mãe de dois filhos com 15 e 7 anos, e para conseguir sustentá-los ingressou na empresa Thermoval como auxiliar de produção na área de embobinadeira, sendo que trabalha no setor há seis anos.
“Quando ingressei na empresa fui destinada a um setor que havia apenas homens, por isso no início fiquei constrangida, tive um pouco de medo, pois não sabia se ia ser bem recebida, mas não sofri nenhum tipo de preconceito e todos sempre me respeitaram. Atualmente estou acostumada, e esse setor agora tem mais mulheres do que homens”, explica Susana Ribeiro.
Para Susana, o rendimento de trabalho tanto para homens quanto para mulheres é o mesmo, exceto os setores que são de muito peso “não vejo dificuldades no meu trabalho, todos com esforço fazem o que tem vontade e necessidade”, diz.
Essas mulheres dão exemplos de que não existem segredos para o trabalho, que a mulher tem capacidade de fazer muito e para falar a verdade, acabam se dedicando mais que os homens, pois muitas cuidam de filhos, casa e trabalho.
O coordenador do setor de montagem e embobinadeira da empresa Thermoval têm em seu setor mais mulheres trabalhando do que homens.
“Nos últimos tempos, as mulheres tem sido cada vez mais contratadas devido a inúmeras explicações como o comportamento delas são melhores, já que tem a facilidade em entender e trabalhar em grupo, são ágeis e responsáveis. Aqui na empresa o trabalho encontra-se bem mesclado, sendo que nos serviços manuais, existem mais mulheres do que homens, pois as mulheres são mais cuidadosas e o serviço rende igual a um trabalho realizado por um homem”, explica Wesley Silva.

Depoimentos

Qual a mensagem que você deixa no Dia das Mulheres?

“As mulheres devem correr atrás do que querem, sem ter preconceito com elas mesmas. Devem aproveitar todas as oportunidades, pois elas existem, depende da nossa vontade de saber aproveitá-las. A cada dia o mundo evolui e aparecem sempre novas oportunidades para gente”, diz Débora Vieira da Silva, 27 anos, do setor de solda na empresa Paletrans.

“A mulher que teme ao Senhor esta será louvada, a mulher que tem firmeza em Deus e que é determinada, ela consegue vencer todos os obstáculos que aparecem pela frente, depende de como cada uma reage a situação”, relata a auxiliar de produção na empresa Paletrans, Cláudia Roberta Rodrigues, 30 anos.

“Quero parabenizar todas as mulheres em geral, pela garra e determinação, pois com nosso jeito de ser estamos conquistando e ganhando muitos espaços profissionais a cada dia, estamos nos destacando mais e devemos aproveitar todas as oportunidades que nos surgem, sem medo, pois nós mulheres somos capazes”, diz a funcionária do setor de quebra canal da empresa Conimel, Elisângela Aparecida da Costa, 31 anos.

“Nunca tenham medo de enfrentar as coisas que aparecem pela frente, mulher não é objeto de cozinha, o lugar dela não é apenas no fogão, porque temos objetivos e precisamos correr atrás dos mesmos, trabalhando e fazendo o que quisermos, pois não existe obstáculo que com garra não consigamos vencer”, comenta a funcionária do setor de usinagem da Conimel, Cristiane de Lima, 32 anos.

“Nós temos que ir a luta, pois cada vez precisamos conquistar ainda mais o nosso espaço. Nossa presidente é mulher, então cada vez mais estamos nos integrando a sociedade, não devemos ter preconceito com nós mesmos, pois devemos enfrentar todas as barreiras, somos melhores do que os homens”, entusiasma-se a funcionária do setor de montagem da empresa Thermoval, Lucimara Aparecida Dias, 23 anos.

“A mulher tem que pensar que pode fazer o mesmo serviço que os homens, hoje em dia é normal, as mulheres não devem se sentir inferiores, pois somos capazes de fazer e desenvolver o mesmo trabalho que os homens. Precisamos crescer sempre”, conta a funcionária do setor de embobinadeira na empresa Thermoval, Susana Aparecida Rossi Ribeiro, 35 anos.
 

Por: Jamila Grecco

Foto: A Redação

Fonte:|http://www.atribunaregional.com.br/index.php?pg=exibir_noticia&...

Exibições: 441

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Costura E Bordado Certo em 8 março 2012 às 11:46

Só temos que ter cuidado pois, qto mais o tempo passa, abraçamos mais tarefas e sem perceber deixamos de prestar atenção em nós mesmas e as vezes pecamos até mesmo com a nossa saúde! Bjus

FELIZ DIA DAS MULHERES!

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço