Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cariocas vão sentir no bolso perdas produtivas na Região Serrana do Rio


 

'O pouco que chega da região de hortaliças, verduras e legumes chega com preços muito mais altos, com até 60% de aumento', diz Miriam Leitão.

 

A Região Serrana do Rio é grande produtora de hortifrutigranjeiros que abastecem o Rio de Janeiro. Ao todo, 80% do que se consome no Rio de Janeiro vêm da serra. Conversei ontem com produtores, supermercados, toda a rede de abastecimento, além de economistas, e eles dizem que o pouco que chega da Região Serrana de hortaliças, verduras e legumes chega com preços muito mais altos, com até 60% de aumento.

Esses aumentos nos preços que nós vamos sentir na hora de fazer as compras – já estamos sentindo a dificuldade de encontrar e o preço mais alto – não vão chegar ao número. Ou seja, os cariocas vão sentir mais o peso da inflação do que o restante do país, mas isso não vai estar nos números. Primeiro, porque o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é sempre uma média nacional. Segundo, porque hortaliças têm um peso pequeno no IPCA: é 0,16%. Quer dizer, os cariocas vão sentir um peso grande nas saladas.

Na conversa com os produtores, fiquei mais assustada, porque todo verão chove um pouco e se perdem folhas e alguns legumes, mas recupera-se. Desta vez, perderam-se áreas de produção. O que antes era uma área produtiva com o terreno já preparado e a terra fértil agora virou areia e pedra. O substrato foi todo embora. Um geólogo especializado em erosão de solo disse que vai demorar talvez seis meses para recuperar a terra e voltar a ter produção.

Isso vai ter um custo. Conversei ontem com Júlio Bueno, secretário de Desenvolvimento do estado do Rio, e ele disse que o governo está criando linhas especiais para financiar essa reconstrução da produção. Mas não é só na área de hortaliças. Na verdade, a Região Serrana tem pólos de metal mecânico, têxtil e de turismo. O pólo metal mecânico produz 25% de todas as ferragens e fechaduras do Brasil. Vai ter um impacto econômico muito grande.

Falando em impacto econômico, a inflação, por razoes conjunturais e estruturais, está mais alta. Esta é a primeira reunião do Copom do governo Dilma, que começa hoje e termina amanhã. A previsão do mercado é alta na taxa de juros de, pelo menos, meio ponto percentual.

FONTE: globo.com

Exibições: 82

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço