Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Certificação da T-shirt inteligente com sucesso

Fonte:|.oln.pt/noticias|

A Biodevices, S.A., spin-off da Universidade de Aveiro criada com o apoio da Unidade de Transferência de Tecnologia da UA (UATEC), concluiu com sucesso o processo de certificação pelas normas ISO9001 e ISO13485 do produto «Vital Jacket».

O sistema foi já testado com sucesso em ambiente real no Hospital S. Sebastião em Santa Maria da Feira, Aveiro.

A T-shirt inteligente é agora um produto médico ao abrigo da directiva 42/93/CE que regulamenta os dispositivos médicos, sendo neste momento um dispositivo médico certificado com a marca CE1011.

A Biodevices atingiu as três certificações «sem qualquer não-conformidade demonstrando toda a qualidade, esforço e empenho da sua equipa», segundo o site da Universidade de Aveiro, ua online.

O «Vital Jacket» foi criado e especificado com base na «longa experiência e tradição em instrumentação biomédica e telemedicina dos grupos de Investigação & Desenvolvimento do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro». É um produto que alia a tecnologia têxtil à micro-electrónica para avaliação das funções vitais do seu utilizador, capaz de adquirir, armazenar, e analisar (On-line ou Off-line) vários sinais fisiológicos como o ECG e a frequência cardíaca».

Info «Todos esses sinais são calibrados e transmitidos a um PDA para serem analisados, em tempo real, graças à conectividade sem fio, ou armazenados em SD Card para posterior análise em aplicação desktop. A Biodevices, S.A., uma spin-off da UA, desenvolveu produtos na área da tecnologia biomédica, a fim de aliar a qualidade e utilidade dos resultados ao bem-estar e conforto dos seus utilizadores.
A integração entre têxteis e componentes electrónicos miniaturizados para a análise de variáveis fisiológicas permite abrir novas fronteiras no desenvolvimento de produtos criando novas linhas completas de têxteis inteligentes.

Este sistema pode ser complementado com outros equipamentos como uma balança digital, um dispensador de medicamentos ou um medidor de pressão sanguínea.

Todos estes equipamentos são integrados numa rede sem fios com uma ligação segura sobre a Internet para uma estação de monitorização onde médicos podem receber alertas e biosinais que necessitem de verificação».

Exibições: 86

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço