Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

CFO: 5 questões sobre tecnologia para ficar atento

Carlos Rocha, diretor de BPO da NTT Data, fala da mudança de papel do CFO com a transformação digital das organizações.

cfoImagem: shutterstock

O universo das finanças e da tecnologia estão intrinsecamente conectados. E o avanço da transformação digital alterou o papel dos executivos de finanças, particularmente os Chief Financial Officers (CFOs), diretores responsáveis pela tomada de decisões relativas aos projetos e às finanças das companhias.

Segundo Carlos Rocha, diretor de Business Process Outsourcing (BPO) da NTT Data, e que acumula mais de 30 anos de experiência em consultoria empresarial, o CFO moderno precisa ser estratégico. Isso inclui estar atento às soluções tecnológicas mais vanguardistas – antes papel reservado ao CIO.

Confira abaixo 5 perguntas respondidas pelo executivo sobre o papel do novo CFO.

O que mudou nas funções dos CFOs nos últimos anos?

Até pouco tempo atrás, o papel do CFO limitava-se a reportar resultados financeiros, liberar recursos para as demais áreas da organização e alertar quando orçamentos estavam sendo ultrapassados. Hoje, sua principal atuação é apoiar a tomada de decisões estratégicas dos executivos de todos os setores.

Também concentra a agenda de compliance, implementa mecanismos para geração de caixa e coordena iniciativas de redução de custos.

Quais as capacitações do CFO atual?

O CFO não é mais um “manipulador de números” e precisa adotar postura de agente estratégico. Para isso, precisa desenvolver habilidade criativa e conhecer melhores práticas para ampliar o valor da empresa.

Deve estar ligado às necessidades e desafios de todas as áreas das empresas e, ao mesmo tempo, ficar atento às inúmeras ofertas de soluções disponíveis no mercado no desenvolvimento de parcerias. Em particular, da IA Generativa, que pode potencializar suas atividades.

Quais os principais desafios da função de CFO?

A complexidade de atuar em tantas dimensões cria a necessidade de selecionar que soluções financeiras podem trazer resultados. Por um lado, é preciso saber escolher entre centenas de opções de soluções de nicho, serviços especializados ou de automações e inteligência de processos. São tantas, diz o especialista, que até profissionais experientes se sentem inseguros.

Pela área financeira ser um centro de custo, é preciso estar atento à geração de eficiência operacional e dispor de facilidades de tecnologia e serviços de terceirização. Além de focar em aspectos operacionais, deve ampliar agenda para a geração de valor, incorporando caixa adicional à organização.

Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia é fundamental no trabalho do CFO tanto para dar mais eficiência à área como para apoiar outras áreas. As soluções tecnológicas vão muito além do ERP e mesmo de soluções de automação de processos (robotização de atividades), que já dão sinais de comoditização.

O CFO precisa entender como a IA generativa pode melhorar o fluxo operacional, interpretação de documentos e mesmo tomada de decisões. Além dessas, deve buscar ferramentas e parceiros para geração adicional de caixa.

Para tanto, precisa se apoiar em soluções como antecipação de recebíveis, supply chain finance, recuperação tributária, instrumentos de viabilização de financiamentos a taxas diferenciadas voltados à inovação e captura de valores que muitas vezes ficam esquecidos (ex: antigos depósitos judiciais). O mercado oferece soluções específicas amparadas em tecnologias para tratar várias destas questões.

Com tantas opções, como escolher melhores soluções?

A área financeira tem dificuldade em lidar com este amplo universo de opções e acaba “deixando dinheiro na mesa”. As empresas que mais se aproveitam das oportunidades são as que estabeleceram parcerias com empresas solidas de serviços que podem oferecer portfolio abrangente de soluções e apoiar a seleção e implementação destas soluções.

O mercado tem demonstrado que equipes internas, na maior parte das vezes, não são capazes de extrair o maior valor destas oportunidades. Outro complicador é que, como as soluções evoluem muito rápido, se trata de um trabalho constante de investigação e de implementação.

https://itforum.com.br/noticias/cfo-5-questoes-tecnologia/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 14

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço