Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Chuva não deve prejudicar algodão em Mato Grosso

Mesmo com a grande quantidade de chuva que está ocorrendo em Mato Grosso os produtores estão conseguindo finalizar o plantio de segunda safra (safrinha). De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) na semana passada o plantio do algodão nas regiões Oeste e Sudeste, que estava atrasado, foi encerrado. Este ano safra teve a chuva como o principal fator de preocupação. Deste modo, fica a expectativa para o crescimento da pluma alcançar bons níveis de produtividade. Pelos dados do instituto, Mato Grosso destinou 671.175 hectares para o plantio do algodão. Deste total, a região Sudoeste tem a maior área com 306.096 hectares seguida da Oeste com 175,5 mil hectares, Médio-Norte (130.031 ha), Centro-Sul (52.348 ha), Noroeste (5.650 ha) e Nordeste (1.550 ha).

A safra do milho, no entanto, deve ser prejudicada pela chuva tendo como resultado uma produção inferior à registrada nos anos anteriores com área plantada ficando cerca de 7% menor em relação a safra passada. O milho vem apresentando problemas desde o segundo semestre de 2010, ocasião em que a estiagem retardou o plantio de soja. Na ocasião o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, avaliou que poderia haver uma queda em produtividade de cerca de 20%, comparado à safra anterior já que se tratava da maior seca dos últimos 3 anos no Estado.

Segundo dados publicados em 17 de fevereiro pelo Imea, o Estado alcançou 34,6% da área semeada com milho na segunda safra, um atraso de 35,9% em relação à safra de 2009/2010, quando o plantio atingiu 70,5%. Estima-se que a área plantada com milho segunda safra (2010/2011) em Mato Grosso seja de 1,811 milhão de hectares, sendo o Médio-norte a região com maior plantio. São mais de 868,5 mil hectares ou 48% da área. Nessa região, o atraso é de 34,9% em relação ao mesmo período no ano passado. O estudo mostra que, apesar do atraso, a evolução da semeadura na última semana (de 21,3%) pode ser considerada muito boa, uma vez que o plantio de milho já não disputa mais área com algodão safrinha, cujo plantio já foi concluído no estado.

Por desempenho, a região de plantio mais avançada até o momento é o Nordeste do Estado, com 46,7% da área semeada, seguida do Centro-sul (38%), Sudeste (36,9%), Médio-norte (34,9%), norte (33,3%), Noroeste (30,3%) e Oeste (27,2%).

 

Fonte: Gazeta Digital

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço