Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentáro: anos atrás um aluno nosso fez uma tese de doutorato em cima de desenvolver um recipiente de PET para engarrafar cerveja. Mas como era necessário adicionar um certo composto à própria cerveja, essa adição ao que me lembro, não seria aceita ( exemplo) na Alemanha, onde as normas são rigorosas, limitando os componentes, ao que que sei, à malte, lúpulo, e água.O problema com embalagens poliméricas para tal fim é que permite a difusão de gás. As nano particulas reduzem esta difusão, o que ajuda, especialmente de não "passam" para dita cuja!

Pesquisadores irlandeses desenvolveram um novo material, graças a nanociência, que irá ajudar a prolongar a vida útil das cerveja em garrafas plásticas. Cervejas engarrafadas em recipientes plásticos estragavam rapidamente porque o oxigênio e o dióxido de carbono reagiam com o plástico deixando a bebida azeda.

A solução encontrada foi criar nano-folhas de nitreto de boro, com espessura 50 mil vezes mais fina que um fio de cabelo humano. Na garrafa, essas folhinhas são misturadas ao plástico deixando as paredes impermeáveis para os gases, conservando, assim, o sabor da bebida por mais tempo. A tecnologia foi criada por cientistas do Instituto Nanociência do Trinity College, em Dublin, com o patrocínio de uma grande marca de cerveja pelos próximos dois anos.

Veja todos os textos publicados na edição de 11/10/12  do Paladar 

 

 

Exibições: 90

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço