Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Colômbia investe em denim feito de reciclados

Fonte:|gbljeans.com.br|

Duas empresas daquele país se juntaram para produzir tecido a partir de fios de PET, a fim de atender o mercado europeu

Pressionados pela concorrência, empresas da área de denim da Colômbia reagem. Duas delas se juntaram para lançar o EcoDenim, tecido feito da mistura de 32% de fios obtidos do reprocessamento de garrafas de plástico PET descartadas depois do uso e 68% de algodão De acordo com representantes da Fabricato, produtora de denim, e da Enka, fabricante de fios e fibras de poliamida, foram investidos US$ 36 milhões, em parte aplicados na criação de uma rede de coleta de reciclagem em 19 cidades colombianas e outra parte, na compra de máquinas e equipamentos necessários para a produção do tecido.



A primeira venda foi realizada a uma marca de jeans da Alemanha, conta a empresa. Ao todo, a Fabricato tem oito fábricas. O denim é produzido na planta que fica em Medellin e apresenta capacidade para 130 mil metros de denim por dia.

Exibições: 223

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de José Roberto Gennari em 6 março 2011 às 17:46
Eu havia entendido que o Jeans produzido pela Fabricato era de tecidos e retalhos de tecidos indigo recuperados e transformados novamente em fibras, sendo as mesmas  utilizadas na mistura com algodão virgem. Isto representaria um considerável reaproveitamento, considerando-se a enorme utilização de tecidos indigo pelas confecções e pelo consumidor final. Quanto ao uso de fibra recuperadas de garrafas PET, isto já ocorre em diversos lugares do mundo, na mistura com fibras naturais ou sintéticas, podendo ser usadas até 100%  para determinados usos.
Comentário de Romeu Cancelli Baldissera em 4 março 2011 às 18:36

Nós da Maxitex  www.maxitex.com.br a muito tempo fabricamos Ecojeans (7 Anos), a base de Pet e Algodão Reciclado, fios tecidos e malhas Ecológicas.

Maiores informações www.maxitex.com.br

Maxitex, referência em Ecotêxteis.

Comentário de aparecida maria de carvalho em 2 março 2011 às 11:19

 

   A  PET ainda é muito pouco explorada no Brasil. Assim, é uma excelente notícia saber que há outras maneiras de se usar esse plástico reciclado. Embora não haja ainda políticas públicas sérias a respeito da coleta seletiva em megalópoles como SP e RJ, fica aí uma iniciativa que pode ser um grande salto positivo para a sociedade e a indústria têxtil nacional.

   Espero que as "grandes" do setor de denim, estejam cientes desta nova produção em terras colombianas. Acho até que a própria Colombiatex, deveria fazer uma enorme propaganda sobre isso.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço