Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
Unidades da CSN se preparam para implementar ações de eficiência energética, parte do projeto que apoia empresas com soluções que reduzem consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa.
O Programa Aliança, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e o Ministério de Minas e Energia (MME), deu mais um passo para ampliar a eficiência energética na indústria brasileira.
Com 14 plantas em diversas fases de atendimento, o programa acaba de concluir o diagnóstico de oportunidades de melhoria em duas unidades da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN Cimentos e CSN Unidade Presidente Vargas – que agora se preparam para colocar em prática ações voltadas à redução de custos, aumento de produtividade e corte nas emissões de gases de efeito estufa.
O mapeamento foi realizado em conjunto pelas equipes técnicas do Programa Aliança e das plantas industriais, em um trabalho a quatro mãos, identificando oportunidades de otimização em diferentes processos. Com essa etapa finalizada, tem início a fase de aprovação das propostas e execução das melhorias, que conta com participação estratégica da alta gestão das empresas para viabilizar os projetos.
A metodologia do Programa Aliança envolve duas fases: diagnóstico e acompanhamento da implementação das melhorias propostas, em um ciclo de até 24 meses. Criado em 2022, o Programa é viabilizado com recursos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e contrapartida das empresas participantes.
Além da CSN, empresas como Alcoa, Transpetro e ArcelorMittal também já aderiram à iniciativa. A meta para o ciclo atual é economizar 210 GWh de energia, o equivalente ao consumo anual de aproximadamente 105 mil residências, contribuindo para a redução do custo de produção e para a transição para uma economia de baixo carbono.
O Programa Aliança oferece apoio técnico especializado para elevar a eficiência energética nas plantas industriais, propondo melhorias que reduzam o consumo de energia, aumentem a competitividade e contribuam para a agenda climática.
Por: Letícia Carvalho
Fotos: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
Da Agência de Notícias da Indústria
https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/sustentabilidade...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI