Com diagnóstico concluído, CSN avança no Programa Aliança, que já conta com 14 indústrias

Unidades da CSN se preparam para implementar ações de eficiência energética, parte do projeto que apoia empresas com soluções que reduzem consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa.

O Programa Aliança, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e o Ministério de Minas e Energia (MME), deu mais um passo para ampliar a eficiência energética na indústria brasileira.

Com 14 plantas em diversas fases de atendimento, o programa acaba de concluir o diagnóstico de oportunidades de melhoria em duas unidades da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN Cimentos e CSN Unidade Presidente Vargas – que agora se preparam para colocar em prática ações voltadas à redução de custos, aumento de produtividade e corte nas emissões de gases de efeito estufa.

O mapeamento foi realizado em conjunto pelas equipes técnicas do Programa Aliança e das plantas industriais, em um trabalho a quatro mãos, identificando oportunidades de otimização em diferentes processos. Com essa etapa finalizada, tem início a fase de aprovação das propostas e execução das melhorias, que conta com participação estratégica da alta gestão das empresas para viabilizar os projetos.

A metodologia do Programa Aliança envolve duas fases: diagnóstico e acompanhamento da implementação das melhorias propostas, em um ciclo de até 24 meses. Criado em 2022, o Programa é viabilizado com recursos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e contrapartida das empresas participantes.

Além da CSN, empresas como Alcoa, Transpetro e ArcelorMittal também já aderiram à iniciativa. A meta para o ciclo atual é economizar 210 GWh de energia, o equivalente ao consumo anual de aproximadamente 105 mil residências, contribuindo para a redução do custo de produção e para a transição para uma economia de baixo carbono.

Sobre o Programa Aliança

O Programa Aliança oferece apoio técnico especializado para elevar a eficiência energética nas plantas industriais, propondo melhorias que reduzam o consumo de energia, aumentem a competitividade e contribuam para a agenda climática.

Por: Letícia Carvalho

Fotos: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
Da Agência de Notícias da Indústria

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/sustentabilidade...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 12

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço