A entrada de produtos com preços muito abaixo da média de mercado tem transformado a China em uma ameaça à indústria brasileira. A mão de obra barata e ausência de exigências como as que existem no Brasil jogam os preços dos importados chineses lá pra baixo nos mais diferentes setores.
Com o têxtil não é diferente. Há empresas que transferem toda a cadeia de produção para lá, afetando as empresas que fazem parte do processo, como fiações, tecelagens e toda a parte de beneficiamento, que inclui tinturarias e lavanderias.
A alta do dólar contribui para o reaquecimento do mercado interno. Com a perspectiva de estabilidade e consequente reaquecimento da economia, a sua empresa pode apostar em estratégias para se mostrar competitiva e até mesmo vantajosa em relação aos fornecedores chineses. Listamos abaixo algumas alternativas:
Apostar na agilidade
Por mais que o Brasil seja um país de dimensões continentais, estar em território nacional é uma grande vantagem para as empresas quando o assunto é agilidade. Diferentemente de trabalhar com importações chinesas, a indústria brasileira consegue entregar produtos em território nacional sem depender de frete internacional, desembarque, trâmites fiscais e longos deslocamentos como os chineses.
Facilidade de reparações e suporte
Assim como a agilidade na entrega, a facilidade de suporte é muito maior com empresas nacionais. Imagine que uma remessa de produtos não esteja coerente com o pedido. Para fazer a correção e reparação do lote será necessário encarar todos os trâmites burocráticos internacionais novamente, atrasando e muito a entrega do produto final. O mesmo vale para a facilidade de suporte, uma vez que manuais e demais informações escritas virão em chinês, inglês ou em português traduzido a partir destes idiomas, o que pode causa mal-entendido na comunicação.
Qualidade e garantia do serviço prestado
Se o preço for um fator que joga contra a sua empresa, mostre que a qualidade do seu produto e serviço é muito maior do que simplesmente barganhar o menor valor. É assim que muitas grifes têm se posicionado e isso tem funcionado para elas. Lembre-se de que o barato pode sair caro justamente pela baixa qualidade e durabilidade. Ao apresentar produtos duráveis e com padrões acima da média você conta com um diferencial com o qual o produto chinês não tem condições de competir.
Tornar a sua empresa multinacional
Na indústria têxtil o preço ainda predomina quando o assunto é concorrência e foi justamente isso o que levou muitas empresas a saírem do país. Para não perder a essência nacional sem ser esmagado pelos concorrentes estrangeiros, grandes grupos apostaram em fusões com companhias estrangeiras. Desta forma, as empresas dispõem de poder de barganha com fornecedores e conseguem cortar custos. Outra vantagem é pagar menos impostos em outros mercados, como o americano e europeu, aproveitando acordos comerciais dos países onde a empresa passou a atuar.
Fonte: http://multitherm.com.br/como-a-sua-empresa-pode-competir-com-a-china/
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI